terça-feira, 8 de julho de 2014

Sem Neymar, Brasil aposta em David Luiz para comandar time contra Alemanha

Com o desfalque de Neymar, o zagueiro David Luiz surge como o novo xodó da seleção brasileira e a principal esperança para comandar a equipe na semifinal da Copa do Mundo contra a Alemanha.
Jogador firme na marcação, David Luiz deixou o país muito jovem e não teve ligação forte com o futebol brasileiro, mas conseguiu ganhar o apoio da torcida ao mostrar raça neste Mundial e tem também a admiração de seus companheiros de time.

— O David é um cara bastante equilibrado e bastante profissional, e ele vem trabalhando super bem dentro das partidas.

Nos últimos dois jogos, David Luiz, além de mostrar solidez na marcação, anotou dois gols fundamentais, os primeiros dele com a camisa da seleção, que garantiram a classificação do Brasil para a semifinal da Copa.
Ele foi o autor do gol do empate por 1 x 1 com o Chile, nas oitavas de final, e abriu a disputa de pênaltis deste confronto, num momento em que alguns jogadores mostravam muito nervosismo, como o capitão Thiago Silva, seu companheiro de zaga, que ficou afastado do grupo durante as cobranças e pediu para ser o último a bater as penalidades.
Nas quartas de final, o jogador de 27 anos marcou um golaço de falta no segundo tempo da vitória por 2 x 1 sobre a Colômbia, no jogo que tirou Neymar, principal jogador do Brasil, da competição, por causa de uma fratura numa vértebra Na região lombar. Nesta partida Thiago Silva levou o segundo cartão amarelo e está suspenso do confronto de terça-feira, em Belo Horizonte, diante dos alemães, abrindo caminho para David Luiz usar a braçadeira de capitão.
Outro gesto de David Luiz chamou a atenção na partida contra a Colômbia. Após o jogo, ele consolou o meia colombiano James Rodríguez, artilheiro do torneio com seis gols, que chorava muito por causa da eliminação de sua equipe.

— Se tem algo com que eu sempre sonhei e que sempre tentei mostrar às pessoas é que, nesta vida, nós estamos todos na mesma; que todo mundo merece respeito e que nós somos todos iguais.

CARINHOSO

Ao contrário de outras Copas, desta vez a defesa brasileira é o ponto forte da equipe, enquanto o setor ofensivo sofre para criar jogadas, recorrendo muitas vezes a lançamentos de David Luiz na tentativa de a bola chegar aos atacantes. Em declaração para o site da Fifa, o atacante Hulk ressaltou o significado do zagueiro em campo

— O mundo inteiro sabe o que ele [David Luiz] significa dentro de campo — para mim, junto com o Thiago, forma a melhor dupla de zaga do mundo —, mas nós, que estamos convivendo sempre ao lado dele, sabemos também da grande pessoa que ele é. É muito carinhoso, muito atencioso, independentemente de quem seja a pessoa. Não é todo dia que você encontra gente assim.

Líder em campo e sempre demonstrando muita disposição, David Luiz é um dos jogadores mais aplaudidos pelos torcedores quando seu nome é apresentado nos estádios e tem seu cabelo encaracolado bastante imitado durante o Mundial em casa, no qual tem tido uma atuação irrepreensível, sem jogadas “estabanadas” que caracterizaram algumas de suas partidas, como o pênalti que cometeu contra o Uruguai na semifinal da Copa das Confederações, no ano passado.
Nascido em Diadema (SP), David Luiz não tem ligação forte com o futebol brasileiro, uma vez que saiu do Vitória, único clube onde jogou profissionalmente no país, para se transferir ao Benfica, de Portugal, com 19 anos.
No futebol português, foi eleito o melhor jogador da temporada 2009/10, sendo negociado com o Chelsea um ano depois. Pelo clube inglês, teve como ponto alto a conquista da Liga dos Campeões de 2012, ano em que o time perdeu a final do Mundial de Clubes para o Corinthians, seu clube de coração.
No final da última temporada, trocou o Chelsea pelo Paris Saint Germain, tornando-se o zagueiro mais caro do mundo, numa transferência que girou entre 40 (67 milhões de dólares) e 50 milhões de libras.
A primeira convocação de David Luiz pela seleção brasileira ocorreu em 2010, ainda sob o comando de Mano Menezes, mas foi com Luiz Felipe Scolari que ele atingiu seu ápice. Pouco antes da Copa do Mundo, o denfensor mostrou confiança no atual treinador.


— O Felipão sabe gerir um grupo, sabe ser amoroso, sabe cobrar e é a principal pessoa dentro do nosso grupo, é por isso que é prazeroso estar na seleção.

in R7

Sem comentários:

Enviar um comentário