quarta-feira, 9 de julho de 2014

Seleção desaba diante da Alemanha no ritmo do “termômetro” David Luiz


Já faz tempo que David Luiz é o termômetro da seleção brasileira dentro de campo. Nesta Copa do Mundo, então, muito mais. Popular, carismático, cheio de raça, bom zagueiro... Qualidades não faltam ao camisa 4 do Brasil. Só que faltou equilíbrio diante da bem organizada Alemanha na semifinal desta terça-feira, no Mineirão, vencida pelos europeus por 7 a 1
Ao fim da partida, o zagueiro era a representação do sentimento do torcedor. Aos prantos, quase sem conseguir pronunciar as palavras, tentou encontrar explicações para uma derrota tão marcante, e acabou em um pedido de desculpas.

- Eu só queria poder dar uma alegria para o povo, para minha gente que sofre por tantas coisas. Infelizmente não conseguimos. Desculpa a todos os brasileiros. Só queria ver meu povo sorrir. Todos sabem o quanto era importante ver o Brasil todo feliz por causa do futebol. Eles foram melhores, se prepararam melhor, fizeram um melhor jogo. Tomamos quatro gols em seis minutos. É um dia de muita tristeza, mas de muito aprendizado também para vida.

A seleção brasileira começou bem. Pode acreditar. Foi para cima da Alemanha com convicção, pressionou. Mas sabia que não poderia errar. Marcelo errou aos dez minutos. Correu para consertar e cedeu escanteio. O que estava por vir era pior. David Luiz errou, foi bloqueado por Klose na marcação, e Müller abriu o placar.
O camisa 4 ainda não tinha errado no Mundial. Pelo contrário. Nos momentos mais difíceis, foi ele quem controlou os companheiros, foi quem comandou reações, quem se arriscou ao ataque para tentar uma solução. Dessa vez não deu. David Luiz esteve mal. E a atuação da seleção brasileira foi o reflexo do seu capitão.
O primeiro tempo mais desastroso do Brasil na história das Copas do Mundo teve vários culpados. Ninguém jogou bem. E David Luiz não teve força para levantar a equipe como em outras oportunidades. Em vários momentos deixou seu posto, numa mistura de raça e desespero, e se viu atordoado pela força alemã. 
Nada deu certo. Absolutamente nada. A seleção brasileira teve atuação péssima. Ficou sem reação. Estática em campo. O dia em que David Luiz herdou a faixa de capitão do suspenso Thiago Silva foi o mais complicado para se comandar um grupo dentro de campo. O camisa 4, dessa vez, esteve longe de ser o salvador.

- Acho que nós perdemos um pouco ali. De repente, eles viram isso e conseguiram fazer os gols. Explicar agora é difícil. Um sonho que termina, não da maneira que a gente queria. Eu na minha vida aprendi a ser homem em todos momentos, não vou fugir de nada, vou assumir tudo, e nunca vou desistir. Um dia eu vou alegrar esse povo de alguma forma.

É inegável que será duro, não só para David Luiz, superar a maior derrota do Brasil na história das Copas do Mundo. Ela fará parte do legado que será levado de seu primeiro Mundial, junto com a presença em todas as partidas, dois gols, a liderança do elenco e a popularidade conquistada com a torcida, que agora, justamente, vaia.

Resta agora a disputa pelo terceiro lugar, no sábado, em Brasília, contra o perdedor do duelo entre Argentina e Holanda, marcado para esta quarta-feira, em São Paulo.

in Globo Esporte

Sem comentários:

Enviar um comentário