segunda-feira, 30 de junho de 2014

David Luiz, o verdadeiro capitão

A seleção brasileira continua viva na Copa do Mundo e luta para estar no dia 13 de julho no Maracanã, na briga pelo hexa. E a cada jogo fica evidente que o zagueiro David Luiz merecia ter recebido de Felipão a braçadeira de capitão.
O camisa 4 é o cara que todos os jogadores procuram em casos de aperto. Quando Willian e Hulk perderam seus pênaltis, David foi o primeiro a tentar levantar a moral dos companheiros. Além disso, assumiu a responsabilidade de ser o primeiro cobrador da decisiva disputa.
Atuando com dores nas costas que comparou a ‘uma facada’ quando respirava, o filho da dona Regina conseguiu jogar 120 minutos. Ele tem a mistura da liderança técnica com a raça, eternizada por Dunga.
Felipão escolheu quatro jogadores como capitães por diferentes critérios. Thiago Silva pela técnica apurada, David pela liderança e determinação, e Julio Cesar e Fred pela grande experiência.

David Luiz mostrou liderança contra o Chile

Thiago Silva no quesito capitão deixou a desejar no último jogo. Apesar de ter atuado bem, na hora que seus companheiros mais precisaram de uma palavra de apoio, ou de uma bronca, isolou-se e sentou em cima de uma bola. No dia seguinte, por uma rede social, desabafou.

“As pessoas julgam sem saber o que está acontecendo! Quem falou que eu estava derrotado nesta foto sentado na bola está muito enganado. Sou brasileiro e não desisto nunca. Apenas queria um momento meu para fazer uma oração”, justificou.

O zagueiro ainda revelou um pedido inusitado a Felipão, que mostra grande instabilidade emocional para quem tem que ser o porto seguro dos companheiros. 

“Bater pênalti é uma grande responsabilidade em casa, e pedi a Deus para não chegar a minha cobrança. Errei dois dos três últimos, e o Felipão me perguntou: ‘Você pode ser o sexto?’. Eu disse que não. Pedi para ficar como último da lista, atrás até do Julio Cesar. Não estava confiante”, disse Thiago Silva à agência de notícias ‘Reuters’.


A opção de Felipão por Thiago Silva pode até ter poucos reflexos em campo, mas não há dúvida de que a função de capitão exige, sobretudo, muita personalidade.

Psicólogo diz que a escolha foi infeliz
Para o psicólogo João Ricardo Cozac, Thiago Silva não pode ser capitão. Segundo o doutorando em Psicossociologia Esportiva da USP e presidente da Associação Paulista da Psicologia do Esporte, ele não teve postura de líder.

“É inconcebível o capitão da Seleção, dentro de seu País, antes dos pênaltis, sentar na bola, chorar e ser acalmado pelos reservas. O capitão está mal escolhido”, opinou.


Com 25 anos de experiência, Cozac já passou por Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Goiás. Para ele, a CBF não fez o preparo emocional adequado. O mapeamento realizado pela psicóloga Regina Brandão seria apenas o primeiro passo: “É como você chamar um preparador físico para, em duas semanas, botar alguém que está 10 quilos acima do peso em forma.

in O Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário