TAM, Unimed, Gilette, Pepsi, Nike e Vivo. Um jogador que, há quatro anos era um ilustre desconhecido de boa parte da torcida brasileira, atualmente é o principal protagonista de peças publicitárias de algumas das maiores empresas do País. Trata-se do zagueiro paulista David Luiz, que foi convocado pela seleção brasileira apenas em 2010, mas hoje é um dos principais defensores de todo o mundo e o novo “queridinho” das propagandas relacionadas ao futebol brasileiro.
A segurança com que concede entrevistas, a espontaneidade em treinos e o tratamento com a imprensa e a sua vasta cabeleira viraram marcas registradas do beque. “O David é muito articulado e tem um porte físico pouco convencional para os brasileiros”, diz Luiz Léo, professor de marketing esportivo da PUC-RJ. “Ele também chama a atenção e tem um perfil de liderança, admitido pelo próprio técnico Luiz Felipe Scolari.”
Mas a atenção não é só pelo seu porte físico. Sua atuação dentro de campo o transformou no zagueiro mais caro de toda a história. Na sexta-feira 23, o então jogador do Chelsea, da Inglaterra, foi oficializado como o novo reforço do Paris Saint-Germain (PSG), da França, por 55 milhões de euros, 15 milhões de euros superior ao valor pago pelo o seu companheiro de seleção, e agora de clube, Thiago Silva. “Pela primeira vez, o futebol brasileiro conta com beques mais valorizados que atacantes, com exceção do Neymar”, afirma Amir Somoggi, consultor de marketing esportivo.
Drible na FIFA
A defesa brasileira foi a aposta da companhia aérea TAM, numa propaganda que tentou driblar as restrições impostas pela CBF e FIFA aos anúncios de empresas que não são suas patrocinadoras oficiais. As participações do lateral Marcelo e dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz foram, segundo a própria empresa, uma maneira de representar a nova geração da seleção canarinho.
A Seguros Unimed, no entanto, foi além com David Luiz. Fechou contrato de um ano para o zagueiro estrelar suas campanhas até fevereiro de 2015. A companhia, inclusive, criou o termo “segura, David” para vincular ainda mais a imagem da Unimed com a do jogador. “O David representa a segurança da seleção, o que tem extrema afinidade com a nossa imagem”, diz Henrique Dias, diretor de marketing da empresa.
O que a Seguros Unimed buscou só mostra o potencial do jogador que vestirá a camisa quatro durante a Copa do Mundo no Brasil. “Ele supera os estereótipos que os jogadores de futebol possuem”, diz Léo, da PUC-RJ. “Analisando as propagandas, o David Luiz transmite melhor as mensagens da empresa do que o próprio Neymar.”
in IstoEDinheiro
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