sexta-feira, 7 de junho de 2013

Revelado na Toca, David Luiz ralou para chegar ao sucesso na Seleção

A vasta cabeleira e o sorriso no rosto são as marcas registradas de David Luiz. O brasileiro mais brasileiro do Chelsea, por conta do seu jeito brincalhão, não esconde a felicidade de estar entre os 23 convocados para a Copa das Confederações. Mas, para chegar à disputa com a camisa da Seleção, David saiu cedo de São Paulo e passou uns perrengues para vencer no futebol.

Nascido e criado em Diadema, região metropolitana da capital paulista, entrou nas categorias de base do São Paulo com nove anos. O sonho de virar profissional, porém, foi interrompido cinco anos depois ao ser dispensado.
Complicada mesmo foi a justificativa: David não cresceria o suficiente pra ter porte de jogador. E o que poderia ficar pior, ficou. David Luiz foi tentar a sorte na base do América-MG. Foram apenas três meses no Coelho, mas o garoto de 14 anos sofreu. O clube não tinha estrutura pra garotada. O jantar era feijão servido numa caneca. Todas as noites.

De volta a Diadema, recebeu um convite para treinar no Vitória. Não pensou duas vezes e veio para Salvador. Começou como volante no juvenil. E andava meio sem espaço no meio-campo rubro-negro até 2005. O time júnior precisava de um zagueiro e David se prontificou. E com os seus 1,89m, se firmou.

Chance - Em 2006, o Leão amargava a Série C do Brasileiro. O jeito era apelar para os garotos da base. Chance para David Luiz galgar o seu espaço. Na zaga, ao lado de Anderson Martins, foi vice-campeão e conquistou o acesso à Série B. O continente europeu estava de olho. O Benfica o contratou em janeiro de 2007, mas, por pouco, o destino do jogador não foi outro.

No jogo contra o Criciúma, no final da Série C, um grupo de empresários esteve no estádio Heriberto Hulse para ver o desempenho do zagueiro. O objetivo era levar o jogador para o Anderlecht, da Bélgica. Só que o time rubro-negro foi goleado por 6x0 e o negócio esfriou. No Benfica, foram cinco anos de conquistas. Venceu três vezes a Taça da Liga e levou o Português da temporada 2009/2010.

Após o título nacional, David teve a sua primeira chance na Seleção. Foi chamado por Mano Menezes para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 11 de agosto de 2010. O Brasil venceu por 2x0. O poderoso Chelsea resolveu apostar no paulista e o contratou em 2011 por R$ 62 milhões. Em Londres, reencontrou o volante Ramires, companheiro dos tempos de Benfica. A consagração na Inglaterra veio com a conquista da Liga dos Campeões em 2011/2012. Com o Brasil, participou da Copa América em 2011. Era reserva. Nas Confederações, será titular ao lado de Thiago Silva. Uma zaga de respeito.

in I Bahia

Sem comentários:

Enviar um comentário