domingo, 23 de junho de 2013

Passado e possível futuro de David Luiz se cruzam em passagem pela Bahia

Presença constante na seleção brasileira desde 2010, David Luiz ganhou ainda mais moral com o retorno de Luiz Felipe Scolari ao time nacional. Na nova era Felipão, o zagueiro passou a ter mais uma função no grupo, jogando em alguns momentos como volante. Mas desempenhar esse papel é até familiar ao jogador - e não é por conta de suas atuações no meio-campo do Chelsea.

Foi na Bahia, onde o Brasil enfrentará a Itália, neste sábado, que David Luiz começou a carreira atuando justamente como volante. A troca para zagueiro não foi uma escolha do jogador, mas, sim, uma necessidade do técnico para evitar a dispensa do hoje titular da seleção brasileira. 

"David não estava rendendo como volante. Não entrou no time que disputaria a Copa São Paulo e foi jogar um torneio no time sub 17 no Rio Grande do Sul. Eu era técnico do júnior e viajei com uma carta de dispensa dele. Era só assinar, já tinha autorização dos dirigentes", afirmou o atual coordenador das categorias de base do Vitória, João Paulo Oliveira.

Na época, em 2004, o então treinador do time júnior do Vitória recuou David Luiz para jogar como zagueiro.

"Ele foi bem na nova posição e desistimos de dispensá-lo. O David estava passando pela fase do estirão, entre 14 e 17 anos. Ele perdeu rendimento e estava lento, até meio estabanado, com dificuldade de jogar de volante. Como a gente sabia da qualidade dele, dois anos depois já estava de profissional do Vitória", disse João Paulo.

Em recente entrevista ao programa "Esporte Espetacular", da TV Globo, David Luiz recordou a mudança de posição nas categorias de base do time baiano.

"Estava no banco e um titular se machucou. O técnico da base perguntou se eu jogava de zagueiro. Respondi que jogava em qualquer posição. Fiz um excelente campeonato na zaga, e o Arturzinho, que era o treinador do profissional, me deu a oportunidade de treinar no time de cima", disse o jogador do Chelsea.

Ironicamente, David Luiz retorna a Salvador no momento da carreira em que volta a jogar de volante. Terminou a última temporada no Chelsea atuando no meio-campo e jogou assim com Felipão no segundo tempo no amistoso contra a França.

"Em princípio não estou pensando em começar com o David Luiz como volante. Mas dependendo do resultado durante o jogo, ele tem condição e muito boa condição de jogar como volante", afirmou Scolari.

Destaque na série C

Com a camisa do Vitória, David Luiz jogou apenas uma temporada como profissional. Foi numa das piores fases da história do clube, quando disputou a Série C do Campeonato Brasileiro. O zagueiro foi destaque da equipe, que foi vice campeão da terceira divisão, em 2006.

No início de 2007, foi vendido ao Benfica, clube que defendeu antes de ir para o Chelsea. O coordenador da base do Vitória afirma que David Luiz costuma visitar as instalações do Vitória quando vai a Salvador.

"Quando estava no Benfica, ele veio aqui e deu 20 aparelhos de DVD para colocar nos quartos dos garotos da base. Sei que agora vai ser difícil ele vir, mas vou tentar encontrá-lo", afirmou João Paulo.

UOL

Sem comentários:

Enviar um comentário