sexta-feira, 14 de junho de 2013

COM DAVID LUIZ COMO VOLANTE, FELIPÃO DEIXA O BRASIL MUITO MAIS OFENSIVO

Felipão testou David Luiz como volante no treino desta quinta-feira à tarde em Brasília. Alguma novidade? Surpreendeu-se com isso?
A surpresa ficou por conta da formação: extremamente ofensiva.
Segundo texto publicado pelo Terra (clique aqui), o time do meio-campo para frente ficou assim: David Luiz como volante, tendo Paulinho e Hernanes mais abertos, e na frente Lucas e Neymar um pouco mais atrás de Jô.
Ou seja: 4-3-3, como indiquei no texto publicado ontem.
O time que sugeri tinha apenas uma mudança no meio-campo: no lugar de David Luiz, Hernanes e no lugar de Hernanes, Oscar. No meu time, David Luiz seria o zagueiro, o que impediria que o time mudasse para um sistema com três beques, o que pode ocorrer com o jogador do Chelsea como volante.
E os atacantes escalados no treino de hoje por Felipão foram os mesmos que eu indiquei no blog passado (clique aqui).
Claro que Jô está entre os titulares porque Fred foi poupado. Se Felipão optar por esse 4-3-3 será com Fred e não com o atacante do Atlético-MG.
E se ele optar pelo esquema, vai mesmo com David Luiz como volante, para dar força defensiva ao time. Nesse caso, Oscar, que para mim tem sido um dos melhores jogadores da esquadra brasileira, iria para o banco.
Fiquei animado.
Mesmo que Felipão recue David Luiz para a zaga (e é isso mesmo o que vai acontecer dependendo do adversário e do momento que ele tiver a posse de bola), deixando nossa seleção num 3-4-2-1, mesmo assim, com três atrás, ficaria ofensivo o time, pois David Luiz sabe sair para o jogo, uma vez que tem um passe muito bom e noção do momento certo de avançar.
E se David Luiz ficar, nossos dois laterais (Daniel Alves e Marcelo) poderiam se projetar ao mesmo tempo, o que não acontecerá com dois zagueiros. E dependendo do oponente, ter esses dois laterais como ponteiros, pode mesmo ser muito eficaz.
Contra seleções que jogam no 4-3-2-1, com a posse de bola David Luiz avança para deixar Thiago Silva e Dante (acho que ele entraria na vaga do jogador do Chelsea) cuidando o atacante adversário isolado, com um beque na marcação e outro na sobra, evitando o desperdício de três marcando um, o que enfraqueceria o meio e igualmente o ataque.
Apesar de se sacrificar Oscar, volto a dizer: fiquei animado.
Espero que não tenha sido apenas um despiste de Felipão, pois ele colocou esse time quando abriu as portas para a mídia acompanhar o treino, que já tinha duração de mais de uma hora.
Espero que tenha sido pra valer, de modo a permitir que a seleção tenha essa alternativa de jogo, que eu, volto a dizer, acho a melhor de todas.  

in Terra Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário