terça-feira, 14 de maio de 2013

Brasil disputa em casa o tetracampeonato da competição

Amanhã, 15 de maio, faltará um mês para a realização da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013. Competição que reúne oito seleções - as seis campeãs continentais, a seleção do país-sede e a campeã mundial - a Copa das Confederações será disputada de 15 a 30 de junho nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
O Brasil é o maior vencedor da Copa das Confederações: campeão em 1997, 2005 e 2009, luta, portanto, pelo quarto título e o tricampeonato consecutivo.
A competição foi disputada incialmente com o nome Copa Rei Fahd, na Arábia Saudita, com a participação de quatro seleções, sendo a Argentina campeã em 1992, e a Dinamarca, já com seis seleções, em 1995. O Brasil não disputou as duas edições.
Em 1997, ainda na Arábia Saudita, a competição teve o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA e teve a participação de oito seleções - o formato atual.
O Brasil foi o grande campeão, goleando a Austrália na final por 6 a 0, com três gols de Romário e três de Ronaldo. Romário foi o artilheiro da Copa, com sete gols.
Em 1999, o México foi o país-sede e ficou com o título, derrotando a Seleção Brasileira na final por 4 a 3. O Brasil fez uma grande campanha, em que goleou a Alemanha por 4 a 0 e a Arábia Saudita por 8 a 2. Ronaldinho Gaúcho foi o artilheiro, com seis gols.
Em 2001, em uma competição teste para a Copa do Mundo do ano seguinte, a Copa das Confederações foi realizada na Coreia do Sul e no Japão. A França foi a campeã, vencendo o vice Japão na final por 1 a 0.
O Brasil chegou à semifinal, perdendo para a França por 2 a 1. Na decisão do terceiro lugar, perdeu para a Austrália por 1 a 0.
Em 2003, sendo o país anfitrião, a França conquistou o bicampeonato. Na final, venceu Camarões por 1 a 0. O Brasil não foi bem, sequer chegou às semifinais.
Na Alemanha, em 2005, o Brasil foi novamente o campeão, com duas grandes exibições na semifinal (3 a 2 sobre a Alemanha) e na final (4 a 1 sobre a Argentina).
Adriano foi o artilheiro da Copa, com cinco gols.
Quatro anos depois, na África do Sul, mais um título para a Seleção Brasileira, que derrotou a dona da casa por 1 a 0 na semifinal e os EUA, na final, de virada, por 3 a 2.
Luís Fabiano foi o artilheiro, com cinco gols.

Copa Rei Fahd
1992 - Arábia Saudita
Campeão: Argentina
Vice: Arábia Saudita
Participantes: Arábia Saudita, Argentina, Costa do Marfim e Estados Unidos
1995 - Arábia Saudita
Campeão: Dinamarca
Vice: Argentina
Participantes: Arábia Saudita, Argentina, Dinamarca, Japão, México e Nigéria

Copa das Condeferações
1997 - Arábia Saudita
Campeão: Brasil
Vice: Austrália
Participantes: Arábia Saudita, África do Sul, Austrália, Brasil, Emirados Árabes Unidos, México, República Tcheca, Uruguai
1999 - México
Campeão: México
Vice: Brasil
Participantes: México, Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Brasil, Egito, Estados Unidos e Nova Zelândia
2001 - Coreia do Sul/Japão
Campeão: França
Vice: Japão
Participantes: Austrália, Brasil, Canadá, Camarões, Coreia do Sul, França, Japão e México
2003 - França
Campeão: França
Vice: Camarões
Participantes: França, Brasil, Camarões, Colômbia, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia e Turquia
2005 - Alemanha
Campeão: Brasil
Vice: Argentina
Participantes: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Grécia, Japão, México e Tunísia
2009 - África do Sul
Campeão: Brasil
Vice: Estados Unidos
Participantes: África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Itália, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia
2013 - Brasil - 15 a 30 de junho
Participantes: Brasil (país-sede), Espanha (campeã da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa 2012), Japão (campeão da Copa da Ásia 2011), México (campeão da Copa Ouro da Concacaf 2011), Uruguai (campeão da Copa América 2011), Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania 2012), Itália (vice-campeã da Eurocopa 2012), Nigéria (campeã da Copa das Nações Africanas 2013)

Sem comentários:

Enviar um comentário