terça-feira, 7 de maio de 2013

A metamorfose de David Luiz

David Luiz quando chegou à Luz vindo da Vitória Bahia, era catalogado como um defesa central rápido, forte tecnicamente, com um poder de antecipação poderoso e uma facilidade as vezes assustadora de sair a jogar com a bola.
No Benfica foi evoluindo gradualmente e com a chegada de Jorge Jesus explodiu totalmente, apostando até nas bolas paradas e nos remates de meia-distância.
Quando se transfere para o Chelsea, David Luiz era visto como o parceiro ideal de John Terry no centro da defesa londrina e assim foi até chegar Roberto Di Matteo.
Com o italiano, David Luiz começou a ser experimentado a jogar a trinco, para aproveitar a sua saída de bola e remate de longe e para suprir as debilidades de quando perde a bola em zonas perdidas e jogando no meio-campo, a equipa tem mais facilidade em fazer a recuperação da bola antes de esta chegar a área, jogando Cahil com Terry atualmente na defesa.
Com esta derivação posicional no jogo de David Luiz, o brasileiro torna-se agora uma espécie de trinco metamorfizado, com uma capacidade de polivalência incrível e uma qualidade ofensiva invulgar para quem pisa terrenos mais distantes das áreas adversárias.
Como falei anteriormente neste artigo e friso novamente, o golo de David Luiz contra o Basileia na 2.ª mão da meia-final da Liga Europa no Stamford Bridge é a definição perfeita de David Luiz, a jogar perto da área dos suíços, remata de primeira de pé esquerdo, sendo ele destro mas com uma ambidestreza notória e coloca a bola em jeito no ângulo esquerdo da baliza do Basileia!
Este novo David Luiz tem tudo para se tornar um jogador de excelência e um trinco de nomeada no futebol europeu, até há quem diga que irá vestir de blaugrana na próxima época ao serviço do Barcelona, será este o destino do Macarrão?
Qual será a conclusão deste processo de aperfeiçoamento posicional deste grande jogador?
Continuará a trinco?
Esperemos para ver!

in Record

Sem comentários:

Enviar um comentário