sexta-feira, 23 de março de 2012

Registo em casa encoraja Benfica ante o Chelsea

Invicto em casa há dez jogos nas competições europeias, o Benfica vai tentar dar seguimento a esse registo quando defrontar o Chelsea, dos conhecidos Ramires e David Luiz.


O Benfica recebe o Chelsea FC na tentativa de dar um passo importante rumo à sua primeira presença em mais de 20 anos nas meias-finais da mais importante competição de clubes da UEFA.

• Duas vezes campeão europeu de clubes, o Benfica não ultrapassa os quartos-de-final desde 1990, enquanto o Chelsea, pelo contrário, tem sido presença regular nas meias-finais da prova ao longo da última década. A formação de Londres chega a Lisboa confiante depois de ter conseguido dar a volta à eliminatória com o SSC Napoli nos oitavos-de-final, mas do lado do Benfica também não faltará confiança, graças à longa série de invencibilidade caseira nas competições europeias.

• Este será o primeiro confronto entre as duas equipas, mas
o Chelsea conta com muitas ligações ao futebol português, pelo que haverá poucas surpresas nesta eliminatória. David Luiz e Ramires, jogadores do Chelsea, fizeram parte da equipa do Benfica que Jorge Jesus conduziu à conquista da Liga portuguesa em 2010.

Retrospectiva
• O Benfica já levou a melhor sobre outra equipa da Premier League na presente temporada, tendo somado dois empates com o Manchester United FC, com o clube português a terminar no primeiro lugar do respectivo grupo e relegar o campeão de Inglaterra para o terceiro posto.

• O Benfica não perde em casa nas competições europeias há dez jogos; a última derrota caseira em provas da UEFA data de Dezembro de 2010. Esta época, os "encarnados" registam quatro vitórias e dois empates no seu reduto, numa campanha que teve início na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League.

• O Chelsea procura ainda a primeira vitória fora na UEFA Champions League 2011/12, após ter somado dois empates e, depois, duas derrotas nos jogos já disputados. A última ocasião em que os "blues" perderam mais do que dois jogos consecutivos em terreno alheio nas competições da UEFA aconteceu em 2004/05.

• Esta é a 16ª presença do Benfica nos quartos-de-final da mais importante competição europeia de clubes: seguiu em frente em oito ocasiões e foi eliminado em sete, três delas por equipas inglesas. As "águias" estiveram ainda nos quartos-de-final da edição de 1991/92, disputada em sistema de fase de grupos.

• O conjunto português não conseguiu marcar qualquer tento nas duas últimas presenças nos quartos-de-final, frente ao FC Barcelona, em 2005/06, e diante do AC Milan, em 1994/95, mas pode encontrar algum alento no facto de não ter sofrido golos nos quatro jogos disputados em casa em eliminatórias dos quartos-de-final da competição. O último visitante a marcar no recinto do Benfica numa eliminatória dos quartos-de-final da prova foi o Liverpool FC, em 1983/84.

• O Benfica atingiu a final da prova nas duas últimas ocasiões em que ultrapassou os quartos-de-final: 1990 e 1988.

• O Benfica pode possuir maior palmarés europeu, mas o Chelsea tem estado melhor na UEFA Champions League nos últimos anos. Os londrinos estão pela oitava vez em 13 anos nos quartos-de-final da prova e levaram a melhor em cinco das sete anteriores presenças nesta fase. Ainda não somaram qualquer empate fora em eliminatórias dos quartos-de-final, nas quais apresentam três vitórias e quatro derrotas.

• O registo caseiro do Benfica frente a clubes ingleses é: V6 E3 D4.

• O último triunfo dos "encarnados" numa eliminatória a duas mãos sobre uma equipa Premier League aconteceu ante o Liverpool, nos oitavos-de-final da UEFA Champions League 2005/06, quando venceram por 1-0 em casa (graças a um golo de Luisão) e 2-0 em Anfield. No total, o Benfica venceu três e perdeu cinco eliminatórias frente a equipas oriundas de Inglaterra.

• O Benfica já encontrou adversários de Londres duas vezes na mais importante competição de clubes da UEFA e levou a melhor em ambas as ocasiões. Bateu o Tottenham Hotspur FC nas meias-finais de 1961/62 e superiorizou-se ao Arsenal FC na segunda eliminatória de 1991/92.

• O Benfica perdeu a final da Taça dos Campeões de 1968 em Londres, no Estádio de Wembley, ao ser derrotado por 4-1 pelo Man United.

• Do historial do Chelsea fazem parte seis jogos frente a equipas portuguesas, todos tendo o FC Porto como adversário e disputados desde Setembro de 2004. Nesses seis encontros, os "blues" somaram quatro vitórias, um empate e uma derrota. Alcançaram a primeira vitória em solo lusitano à terceira tentativa na fase de grupos de 2009/10, graças a um golo de Nicolas Anelka que valeu um triunfo por 1-0 no Estádio do Dragão.

• Na única anterior eliminatória frente a uma formação portuguesa, um golo de Raul Meireles, pelo Porto, revelou-se insuficiente para impedir que os londrinos rumassem aos quartos-de-final da edição de 2006/07 da UEFA Champions League com uma vitória por 3-2 no conjunto das duas mãos.

Ligações entre as equipas
• A primeira campanha europeia de Roberto Di Matteo como jogador terminou com uma derrota diante de uma equipa portuguesa. Ao serviço da S.S. Lazio, viu-se eliminado pelo Boavista na segunda eliminatória da Taça UEFA por um total de 2-1 no conjunto das duas mãos.

• Ashley Cole, Frank Lampard e John Terry integraram a selecção de Inglaterra na derrota por 6-5 com Portugal no desempate por penalties, no reduto do Benfica, nos quartos-de-final do UEFA EURO 2004, apesar dos três jogadores do Chelsea terem convertido as respectivas grandes penalidades. Lampard marcou o golo do empate já no final do prolongamento, depois de Rui Costa, actual director-desportivo do Benfica, ter colocado os portugueses a vencer por 2-1.

• Dois anos mais tarde, o trio do Chelsea esteve também em nova derrota da selecção inglesa frente a Portugal, nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de 2006, uma vez mais no desempate por penalties; dessa feita, Lampard falhou a sua conversão.

O defesa-central David Luiz passou quatro temporadas e meia no Benfica, antes de se mudar para Stamford Bridge em Janeiro de 2011, tendo disputado um total de 82 jogos e apontado cinco golos na Liga portuguesa.

• Ramires esteve apenas uma temporada completa no Benfica, em 2009/10, depois de chegar a Lisboa proveniente do Cruzeiro EC. Disputou 26 jogos na Liga portuguesa e marcou quatro golos.

• Nemanja Matić transferiu-se para o Chelsea no Verão de 2009, mas disputou apenas três encontros pelos londrinos, sempre na condição de suplente utilizado. Rumou por empréstimo aos holandeses do Vitesse, antes de chegar a Lisboa, em Agosto. Matić joga ao lado de Branislav Ivanović, do Chelsea, na selecção da Sérvia.

• Óscar Cardozo marcou sete golos em cinco jogos contra equipas inglesas, um deles no empate caseiro 1-1 com o Man United, em Setembro. Bisou frente a Everton FC e Liverpool FC em Lisboa na UEFA Europa League de 2009/10.

• Rodrigo actuou ao lado de Gary Cahill quando esteve emprestado ao Bolton Wanderers FC, em 2010/11. Disputou 21 jogos pelos "wanderers", seis deles como titular, e marcou um golo.

• O Chelsea conta com um considerável contingente português, do qual fazem parte Raul Meireles (que esteve recentemente ao lado dos benfiquistas Eduardo e Nélson Oliveira na selecção portuguesa), José Bosingwa, Paulo Ferreira e Henrique Hilário, todos antigos jogadores do FC Porto, rival do Benfica.

• Eduardo defrontou Salomon Kalou e Didier Drogba, do Chelsea, quando Portugal empatou 0-0 com a Costa do Marfim no Mundial de 2010. Paulo Ferreira e Meireles também alinharam pela selecção portuguesa.

• Axel Witsel teve sortes distintas frente a adversários ingleses em 2008/09. Viu o R. Standard de Liège perder pela margem mínima frente ao Liverpool na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League, mas marcou depois um golo na vitória da formação belga sobre o Everton na primeira eliminatória da Taça UEFA.

• Joan Capdevila e Fernando Torres integraram a selecção de Espanha que se sagrou campeã mundial em 2010.

• Torres bisou no triunfo por 4-1 do Liverpool sobre o Benfica, resultado que permitiu à formação inglesa dar a volta à derrota por 2-1 sofrida em Lisboa na primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League de 2009/10.

• José Mourinho foi treinador de ambos os clubes. Teve uma passagem fugaz de três meses pelo comando técnico do Benfica em 2000 e, depois, orientou o Chelsea entre 2004 e 2007. O emblema da capital inglesa teve outro treinador português, André Villas-Boas, ao leme durante os primeiros sete meses desta temporada.

• O jogo da segunda mão realiza-se a 4 de Abril em Stamford Bridge e a equipa que levar a melhor na eliminatória defronta nas meias-finais o vencedor do embate dos quartos-de-final entre AC Milan e FC Barcelona.

Fonte: UEFA

Sem comentários:

Enviar um comentário