sábado, 17 de março de 2012

Obrigada Deus, eu joguei pelo Benfica

David Luiz acredita em Deus, então é natural que também acredite em milagres. Como o Chelsea ganhar a Liga dos Campeões, a Taça de Inglaterra ( FA Cup), e terminar o campeonato nos quatro primeiros lugares?
É a isto que chamamos uma prova à sua fé.
Mas o defesa de 24 anos, David Luiz, sabe que os próximos 11 dias serão cruciais para os 'blues' que defrontarão o Leicester, o Manchetser City, o Tottenham e o clube que o 'formou', o Benfica.
E apesar de ele insistir que ' o mais importante é sempre o próximo jogo" toda a gente sabe que ele está muito mais ansioso para o seu retorno a Lisboa, do que para defrontar o Leicester amanhã em Stamford Bridge.
Foi no Estádio da Luz em Portugal, que o brasileiro explodiu, cimentando a sua alta transferência para o Chelsea, no ano passado.
David Luiz lembrou que «como todos os brasileiros eu queria jogar na Europa e agradeço a Deus por isso ter acontecido tão cedo na minha vida».
«Com 19 anos surgiu uma oferta do Benfica, com um contrato de seis meses, o que era um risco- mas eu queria muito ser um profissional».
Assim o aspirante a adolescente aceitou a proposto e deixou o Brasil em 2007 para tentar realizar o seu sonho em Portugal. Depois de 3 meses com o gigante português ele ainda não tinha jogado na equipa principal como titular e quando o fez, entrando como substituto num jogo europeu contra o PSG, tudo correu terrivelmente mal.
«Estava muito nervoso. Eu sabia que tinha de começar a jogar bem e mostrar aquilo que podia fazer, senão teria de voltar ao Brasil.»
«Bom, finalmente entrei e tentei mostrar o que podia fazer, mas apenas 5minutos em campo estava quase tudo acabado. Eu entrei com 35 minutos de jogo e o Benfica estava a ganhar 1-0 e ao minuto 40 já estávamos a perder 2-1 devido a erros meus. O meu primeiro pensamento foi "amanhã estou de volta ao Brasil". Mas na segunda parte joguei bem e a partir daí joguei em todos os jogos até ao final da época.»
Foi o suficiente para convencer o Benfica pagar o passe do brasileiro ao Vitória da Bahia, para tornar a sua mudança permanente.
Mas os seus problemas não acabaram. David Luiz esteve de fora devido a uma grave lesão no pé. «Foi muito difícil. Pensei que a minha carreira tinha acabado. Começava a ter pensamentos negativos como esse.»
«De uma hora para a outra passei de estar a correr de um lado para o outro, para estar enfiado numa cama. Não é fácil para um atleta estar preso a uma cama durante 2 meses. Eu ficava a olhar para a parede, assistia televisão, até as minhas refeições eram feitas na cama. Eu tentei continuar a acreditar de que eu podia recuperar.
Mas mesmo quando comecei a recuperar, os músculos sofriam com tudo, eles acabaram por tornar-se frágeis. Todo o corpo sofre.»
«Quando tentei voltar tive outra lesão no mesmo lugar e tudo começou de novo. Aprendi que o nosso corpo não é uma máquina que podemos ligar ou desligar.»
«No final, a experiência ajudou-me a ser uma pessoa mais forte. Desde então que o meu progresso tem sido grande e agora estou a tirar proveito do meu trabalho, determinação e compromisso tenho mostrado sempre ao longo dos anos.»
O seu sucesso no Benfica fez com que fosse transferido para Stamford Bridge por 25M€ no ano passado- e isso também não tem sido assim tão simples. Alguns jogos excêntricos e performances defensivas aquém do esperado fizeram com que ele fosse duramente criticado.
David Luiz insiste de que as exibições mais cinzentas não se devem ao preço pago por ele, foi apenas uma mudança para um novo país e para uma nova cultura.
«Sinceramente não sinto nenhuma pressão pela quantia paga por mim. Fico orgulhoso por valer assim tanto, estou feliz por ter recebido reconhecimento.»
«Tenho de mostrar que não foi um erro terem-me contratado. Todos os dias devo trabalhar para mostrar de que eu valho aquilo.»
Nesta época ele está finalmente a fazê-lo. A sua forma de jogar amadureceu significativamente, fazendo dele um real herói de culto no SW6.
A estrela do cabelo saca-rolhas está a adorar cada minuto. «Gosto de jogar com paixão e inteiro compromisso e gosto de ganhar a confiança dos adeptos.»
«Faz-me feliz ver os fãs a usarem as perucas com o meu estilo de cabelo. É a minha real imagem de marca e gosto de saber que o meu cabelo é um assunto de conversa.
«Quando saio na rua e sou idolatrado sei que, de uma maneira ou de outra, eu posso tocar na vida das pessoas, e isso é enorme- não há nada melhor do que fazer uma criança sorrir. Dá-me um prazer enorme olhar para trás e ver tudo aquilo que consegui até agora.»
Isto porque David Luiz teve de lutar para atingir o sucesso.
(...)
Infelizmente, o treinador AVB com quem David Luiz tinha uma ligação especial, foi embora.
«Estou mesmo triste, o André era um profissional muito capaz, Infelizmente ele não teve tempo para mostrar o seu verdadeiro valor no Chelsea. Não se pode duvidar d eum profissional como ele, que ganhou 5 títulos na época passada e foi felicitado por toda a gente. Mas ele não teve a oportunidade no Chelsea.»
O novo treinador interino Roberto Di Matteo está agora no comando e tem transformado o espírito com 3 vitórias em 3 jogos, incluindo o glorioso 4-1 que deixou de fora da Liga dos Campeões o Nápoles.
E David Luiz olha para o futuro confiante. «É uma nova vida, uma nova era para nós.»
«A equipa teve um mau momento, momentos muito difíceis, e é sempre bom ganhar depois de termos experimentos alguns maus resultados. Porque depois podemos tentar esquecê-los e olhar para o jogo seguinte- e lutaremos em cada jogo que joguemos para termos a certeza de que conseguimos algo nesta época.»
«A coisa mais importante é o Chelsea vencer.»
Se Deus quiser, claro.

Notícia traduzida por: 23davidluiz.blogspot.com
Fonte: The Sun

Sem comentários:

Enviar um comentário