quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Garay é melhor que David Luiz e agora é tempo de provar que o Real Madrid estava errado quando o deixou sair


Foi com alguma tristeza e alívio que os adeptos do Benfica acenaram adeus a David Luiz no último dia da janela de transferências de 2010-11 quando o defesa se juntou ao Chelsea, num negócio de 25 milhões de euros. Se no início a sua agressividade, a sua raça, fez dele um dos favoritos no Estádio da Luz, essas mesmas características começaram a ser uma deficiência para a linha defensiva nos últimos meses ao seu serviço no Benfica.
Depois de o brasileira ter feito decepcionantes exibições, a sua continuação no clube da Luz começou a ser questionada e, deste modo, não foi surpresa para ninguém que o Benfica tenha decidido vendê-lo assim que surgisse uma boa oferta.
Contudo, a saída de David Luiz criou um vazio na equipa que ninguém conseguia preencher, nem mesmo o substituto, Jardel. O defesa de 25 anos assinou em Janeiro do 2011 vindo do Olhanense por 500.000€, formando a nova dupla defensiva com Luisão, mas a mudança trouxe ainda mais estragos à defesa, tendo o clube terminado 21 pontos atrás do campeão da Liga Portuguesa, Futebol Clube do Porto.
Como resultado, o clube de Lisboa foi forçado a vasculhar o mercado de Verão para adquirir um novo defesa-central, desta vez com créditos internacionais. A escolha recaiu em Ezequiel Garay, que ao fim de 3 anos não foi capaz de se impor no Real Madrid. Este foi o último dos vários negócios realizados por ambas as equipas no últimos anos, uma "parceria" que viu Di Maria e Fábio Coentrão serem transaccionados para a capital espanhola e Savi
ola e Javi Garcia terem feito o caminho inverso.
E em apenas 6 meses de Benfica, Garay estabeleceu-se como um membro chave no plantel e um dos melhores defesas da Liga Portuguesa, onde ganhou um lugar na "Equipa da Época" promovida pelo site Goal.com.
A diferença entre o o David e o Garay é muito fácil de se ver: o brasileiro é muito mais técnico- tem capacidade para jogar como lateral esquerdo e médio defensivo- mas as suas saídas para o ataque podem deixar a equipa exposta na defesa. Ele é também muito agressivo no campo e leva os lances até ao limite, o que o leva a ter o seu nome muitas vezes escrito no livrinho dos árbitros.
Por outro lado, Garay é mais 'low profile' dentro do campo, surgindo no ataque menos vezes. O defesa argentino já mostrou um grande posicionamento, compostura e concentração, sendo muito raro apanhar-lo nas nuvens. Isto reduz drasticamente a necessidade de resolver os lances tardiamente, razão que explica o porquê de ele ter sido apenas 4 vezes amarelado durante esta época.
Quando comparando o recorde do Benfica na primeira metade de 2010-11 (até 31 de Janeiro, o dia em que David Luiz assinou pelo Chelsea), com o mesmo período d
a época corrente, as diferenças são significantes: com Garay, o Benfica concedeu uma média de 0.25 golo por jogo e aumentou ligeiramente a sua percentagem de vitórias. O internacional argentino viu menos de metade dos cartões amarelos que o defesa brasileiro, enquanto que marcou 2 golos.
Para os seus fãs, a saída de David Luiz pareceu uma perda insubstituível para o Benfica, mas acabou por ser uma bênção disfarçada, apesar de ter chegado 6 meses atrasada. As críticas que o brasileiro recebeu em Inglaterra- incluindo a do ex defesa do Manchester United, Gary Neville que o descreveu como estando controlado por uma criança de 10 anos a jogar Playstation- mostra que ele precisa urgentemente de reflectir no seu suicídio do est
ilo gung-ho.
Depois de uma passagem frustrante por Madrid, Garay está a fazer o melhor de si no Estádio da Luz, e ele pode muito bem acabar num dos gigantes da Europa novamente se ele for capaz de manter o mesmo nível de forma. Ele provou ser uma opção com muito mais sucesso do que David Luiz na zona central da defesa, e o jogo da Liga dos Campeões com o Zenit lhe vai dar mais uma oportunidade para mostrar ao José Mourinho o quão errado ele estava em deixá-lo sair do Bernabéu por um preço tão baixo.

Fonte: Goal.com
Notícia traduzida por: 23davidluiz.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário