quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O que aconteceu com David Luiz? A queda de produção do zagueiro do Chelsea


O Chelsea encurralava o Napoli em seu campo e empilhava chances de gol na busca pelo empate, no jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Foi aí que, em um lance que começou com uma dividida entre Cavani e David Luiz que o brasileiro perdeu, os italianos marcaram o terceiro gol e decretaram o placar final de 3 a 1, que complicou a vida da equipe londrina na competição.
O lance é só uma ilustração do momento ruim que o zagueiro brasileiro vive no Chelsea. Depois de um início brilhante, em que rapidamente conquistou a exigente torcida dos Blues, os últimos meses do camisa 4 escancararam suas fragilidades e mudaram sua imagem no clube.

Antes ousadia, agora falta de responsabilidade
O ímpeto de David Luiz para as subidas ao ataque era amplamente elogiado em seus primeiros meses no Chelsea. O brasileiro participou de lances de gol e marcou alguns importantes para a equipe, mostrando técnica acima do normal para um defensor.
Os mais conservadores já viam essa volúpia ofensiva como algo preocupante para a consistência defensiva da equipe. Enquanto David permanecia firme atrás, porém, os elogios ao perigo que causava ao adversário quando ia à frente eram frequentes.Agora, a situação se inverteu. O ímpeto de David já se mostrou destrutivo ao sistema defensivo do Chelsea em várias oportunidades. Sua tendência não apenas de subir ao ataque com a bola, mas também de sair da área para dar combate na frente, costuma deixar espaços vastos onde ele deveria estar posicionado.
A má fase de toda a equipe obviamente contribui para a exposição das fragilidades de David, mas outros jogadores vem passando imunes pela crise, caso, por exemplo, do outro brasileiro do grupo de jogadores, Ramires.

Problemas de confiança
O estilo de alto risco de David Luiz é um problema, mas ele já era assim antes de passar pela crise técnica que vive hoje. O zagueiro compensava erros de posicionamento com desarmes firmes e a capacidade para ler o jogo e antecipar passes incomum para um defensor de sua idade.
Só que a má fase de David vem afetando até mesmo suas qualidades mais evidentes. Uma dividida como a de ontem, diante de Cavani, que precisava de uma entrada mais dura do zagueiro, seria um lance tranquilo para o David de antes. Nos tempos de Benfica e nos primeiros meses de Chelsea, o camisa 4 não se constrangia em chutar para o lado e afastar o perigo, mostrando força física aliada à técnica.
Hoje, é mais comum ver David falhando em aspectos que tinha como pontos fortes, o que faz pensar que sua queda de rendimento tenha afetado diretamente a sua confiança, a ponto de ele não conseguir mais mostrar suas mais evidentes qualidades.

Parceiro de risco
Nas próximas oito semanas, David terá que lidar com um problema a mais, além de sua queda de produção. A lesão de John Terry poderá expô-lo ainda mais e piorar sua situação no Chelsea.
A parceria com Terry era interessante para David porque permitia que ele fosse agressivo e ousado, como é de sua característica. O brasileiro sabia que tinha um defensor experiente e com posicionamento correto para lhe dar cobertura.
Contra o Napoli, Cahill mostrou sua insegurança e problemas de posicionamento ainda mais graves que o de David. Se quiser sair da má fase que lhe acompanha nos últimos meses, o brasileiro talvez tenha que violentar suas características, tornando-se mais conservador.

Fonte: Goal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário