quinta-feira, 22 de julho de 2010

David Luiz: «Aimar e Saviola viveram o que quero viver»

David Luiz em confissões, com humor, e também cuidados quando o tema teve a ver com o futuro. O central do Benfica esteve numa iniciativa da marca desportiva que representa e, perante a curiosidade das crianças, falou de quase tudo. Confessou que Pauleta foi um dos pontas-de-lança mais difíceis de marcar, revelou que Kaká é um futebolista que admira e que ainda quer viver o mesmo que Pablo Aimar e Saviola, a dupla que já passou por Espanha e com quem gosta de aprender na Luz.
A primeira pergunta teve a ver com o adversário mais complicado. David Luiz recorda a estreia pelos encarnados, frente ao PSG, em França, em jogo da Taça UEFA. «Cheguei ao Benfica, em que tudo era novo e o Pauleta já era um jogador experiente e foi um bocado difícil. Foi um grande jogador e um grande adversário», admitiu.
Daí até aos futebolistas que admira no clube foi um pequeno salto: «O melhor jogador do Benfica? Todos os outros menos o David Luiz. Estou a brincar. Temos grandes jogadores no plantel e é difícil falar de apenas um. Mas é claro que admiramos mais uns do que outros e seria hipócrita dizer o contrário. Gosto muito de poder aprender com a experiência do Pablo Aimar e do Saviola, jogadores que já viveram o que eu ainda quero viver. Admiro-os como jogadores, mas também como pessoas, porque são humildes.»

Feliz no Benfica, mas Deus é que sabe
Foi num registo mais sério que o brasileiro abordou o futuro. David Luiz declara que é «muito tranquilo perante o que acontece» na vida. «Tudo surge com o propósito de Deus e, por isso, o futuro a Deus pertence», disse acerca de uma possível transferência. «Sou feliz no Benfica, faço o que amo e sou bem tratado. Se me chamassem do Real Madrid? Sou do Benfica, tudo na vida acaba e há pessoas capacitadas a resolver, para o sim ou para o não. O que me deixa feliz é fazer o que amo», continuou.
O central afirmou que está «tão ansioso pela Liga dos Campeões, como pelo primeiro jogo a valer» e sublinhou que o clube «entra em todas as competições» para ganhar. Ainda assim, sabe que é uma montra que, inclusive, o pode levar à selecção brasileira. «É algo que sonho e tenho como objectivo, mas tenho os pés no chão e humildade para reconhecer que havia pessoas à minha frente, que também fizeram por ser chamados», disse.

Kaká, um jogador alto e cabeludo e ainda uma barriga na reforma
«Como jogador sou alto e cabeludo», riu David Luiz, questionado sobre que tipo de futebolista é. Depois completou: «Sou determinado e treino para saber o que fazer em campo. O que vale mais é o coração.» De imediato, foi confrontado com nova pergunta. Qual a sensação de ser um dos melhores do mundo? «Onde leste isso», perguntou o defesa entre sorrisos.
David Luiz prosseguiu em revelações, agora sobre quem tem como ídolo: «Não é que seja o jogador favorito, mas é uma pessoa em que me inspirei, que é o Kaká. Não só pelo jogador, mas também pela pessoa que é, por aquilo que representa. »
Antes de contar como foi o primeiro dia no Benfica, o camisola 23 dos encarnados teve de encarar, aos 23 anos, a ideia de reforma. O que vai fazer quando deixar de jogar? «Vou ficar de barriga para cima, ficar barrigudo e só comer, sem fazer nada», brincou outra vez. Lá revelou entretanto que tem «um projecto social em mãos», porque «quem pode deve ajudar».
Por fim, o tal dia de estreia no universo encarnado. «O primeiro dia no Benfica? Foi especial como são todos os outros. A cada dia no Benfica vivo uma experiência nova. Mas lembro-me que cheguei ao estádio, onde íamos treinar, umas três horas antes. Eles entravam um a um e eu pensava: "Pôxa, aquele via na televisão e agora vou treinar com ele e aquele jogava com ele no videogame." Fui caindo na realidade, que agora fazia parte de um plantel qualificado.»

Fonte: Mais Futebol

2 comentários: