quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Glenn Hoddle e Peter Shcmeichel: "David Luiz é um médio"

O excêntrico defesa brasileiro do Chelsea, David Luiz, tem sido o tema de conversa de debates recentes entre os adeptos do Chelsea e alguns comentadores de futebol, tendo em conta a posição a que ele joga. O jovem de 25 anos é uma das personagens mais amadas em Stamford Bridge e é conhecido pela seu espírito divertido e pela seu lema de vida, "amem a vida, geezers". Este 'geezer' em particular, pode estar a jogar fora da sua posição durante a sua carreira futebolística.
Duramente criticado durante o tempo em que tem estado no Chelsea pelos seus lances comprometedores, pelo timing e escolha de decisões, tornando-o num ponto fraco da defesa, dando de forma parva lances de livre e vendo o cartão logo a seguir. Mas não há dúvida da sua habilidade técnica, ele está presenteado com o típico toque brasileiro, ele é bom com a bola, um dos melhores do clube. Agora leiam de nova a última frase e vejam bem se soa a uma descrição de um defesa-central?
São mais qualidades que se podem ver escritas sobre a jovem estrela, Neymar. David Luiz fez o seu trabalho na zona defensiva do Chelsea e o clube parece estar com ele na esperança de que as suas decisões e as suas abordagens aos lances melhorem, e que de facto, melhoraram um pouco, mas é improvável que melhore mais, ou pelo menos não o suficiente para ser um central de classe mundial. Ele é concentrado e oferece mais ritmo que os seus colegas John Terry e Ivanovic, mas o seu ritmo pode ser usado noutro lugar do campo. Eles têm o Gary Cahill à espera no banco e que oferece também um pouco mais de ritmo.
David Luiz deve jogar como médio, não como um médio avançado como muitos dizem, ele simplesmente não tem a disciplina, a inteligência ou a paciência para jogar nessa posição e estaria a ser constantemente apanhado em fora-de-jogo. Se virem o David a jogar agora, sempre o verão a fazer incursões ofensivas com a bola, saindo da defesa, o que é normal para alguns centrais, mas ele fá-lo demasiadas vezes para que se possa considerar normal e está sempre a ser apanhado fora da sua posição. David Luiz precisa de jogar como um médio central avançado, ou como médio-direito, mas preferencialmente no meio-campo. Ele tem a habilidade, a perícia, a visão, a criatividade e um faro de golo, ele irá criar e marcar muitos mais golos se for colocado nesta posição.
Estas visões têm sido ecoadas entre a comunidade de adeptos do Chelsea assim como entre os comentadores de futebol, incluindo o jogador/manager que foi formado no Chelsea, Glenn Hoddle, e o ex guarda-redes do Manchester United, Peter Shcmeichel, onde ambos dizem que David Luiz é um médio. O Chelsea tem a capacidade para permitir que o David jogue mais avançado no terreno aos 25 anos. Ele tem o seu 'comércio', ele é um médio central avançado ou com a sua energia ele pode jogar também como uma parte de pivot.

Notícia traduzida por : 23davidluiz.blogspot.com
Fonte: International Business Times

Sem comentários:

Enviar um comentário