A disputa da Copa América com a Seleção Brasileira principal é uma espécie de segunda chance para alguns atletas do time de Mano Menezes. Integrantes de equipes que figuraram nos últimos dois Mundiais sub-20, Paulo Henrique Ganso, Lucas Leiva, David Luiz e Alexandre Pato participaram de campanhas fracassadas com o time inferior, apesar de terem sempre o favoritismo ao seu lado.
Foi assim em 2007, quando o time comandado por Nelson Rodrigues caiu logo nas oitavas de final do campeonato. Depois de a equipe patinar até alcançar a terceira colocação do Grupo D – foi o quarto melhor nesta posição após ter perdido jogos para Polônia e Estados Unidos - , o time findou o sonho de título na etapa seguinte.
Nas oitavas, depois de empatar em 0 a 0 no tempo normal, o time de Alexandre Pato e companhia sucumbiu diante da Espanha na prorrogação. Apesar ter saído na frente – Pato e Leandro Lima marcaram - , o time não suportou a pressão e caiu por 4 a 2.
Hoje com Mano Menezes, Pato reencontrou David Luiz - em 2007 ainda chamado de David Marinho - e reconheceu que o melhor daquela disputa do Mundial foi as amizades que fez dentro do grupo.
- Conheci o David no Mundial sub-20 e ele não parava de me encher o saco. Não foi uma experiência muito boa (o campeonato), mas criamos uma grande amizade – disse o atacante do Milan.
Maior esperança de um bom futebol nesta edição da Copa América, Paulo Henrique Ganso também teve uma atuação apagada durante o Mundial sub-20. Dois anos depois, ele volta à Seleção principal, novamente com a função de ser um dos protagonistas. E espera melhor sorte com Mano Menezes.
- Naquela ocasião não tive tantas oportunidades, estava começando na Seleção de base e faltava confiança para demonstrar meu futebol. Agora me sinto bem, apesar de ter vindo de uma lesão séria. Quero deixar claro que não sou o centro das atenções, mas apenas mais um e querendo começar uma nova história aqui.
Mais experimentados, Alexandre Pato, Ganso, Lucas Leiva e David Luiz começam a busca pelo título da Copa América neste domingo, contra a Venezuela, em La Plata. E sonham com uma melhor imagem com a camisa da Seleção Brasileira.
Fonte: Globo Esporte
Sem comentários:
Enviar um comentário