segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Onde há duas pode haver três

O Benfica chega hoje, pelas 22 horas, a Israel (mais 2 horas do que em Portugal), para tentar dar um passo importante na qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o que seria a confirmação de que não há duas sem três. O emblema da Luz só conseguiu passar a fase de grupos da milionária prova em 1994/95 e 2005/06 e este é um dos objetivos de Jorge Jesus na presente temporada. Para alcançar esta meta, a equipa benfiquista está proibida de perder pontos em Telavive.
Se uma vitória permitirá aos encarnados manterem acesa a esperança da passagem à fase seguinte, numa altura em que a equipa de Jesus depende apenas de si própria, já a perda de pontos, e dependendo sempre do resultado do jogo entre o Schalke 04 e o Ol. Lyon, poderá significar o adeus à Champions e a confirmação de um mal menor que seria a presença na Liga Europa.
Recordações
Mas é com a passagem aos “oitavos” na cabeça que o Benfica aterra em Israel. A primeira participação na prova milionária aconteceu em 1994/95, altura em que, com menos equipas, a passagem da fase de grupos era para os quartos-de-final, fase em que o Benfica de Artur Jorge foi eliminado pelo Milan, com Simone a bisar e a acabar – ficar-se-ia a saber duas semanas depois – com o sonho europeu das águias. No jogo da 2.ª mão, realizado na Luz, a 15 de março de 1995, a formação da casa, capitaneada por Veloso e onde jogavam, entre outros, Preud’homme, William, Paneira, Paulo Bento, João Pinto e Caniggia, não conseguiu ultrapassar o 0-0.
Passaram-se 11 anos até que o Benfica voltasse a passar a fase de grupos. Pelo meio houve mais três presenças na prova, não contabilizando as temporadas de 2003/04 e 2004/05, nas quais o conjunto benfiquista não conseguiu passar da 3.ª pré-eliminatória.
Mas foi na temporada 2005/06 que o Benfica de Koeman causou sensação na Europa, passando uma fase de grupos onde estava o Manchester United e também o Lille e o Villarreal. Nos oitavos-de-final, as águias impuseram duas derrotas ao Liverpool e caíram em Camp Nou, diante do Barcelona.
Fonte: Record

Sem comentários:

Enviar um comentário