quinta-feira, 18 de novembro de 2010

David Luiz: Muito mais do que um simples central

Já se passou muito tempo desde que David Luiz se estreou pelo Benfica, num importante desafio dos encarnados, no Parque dos Príncipes, diante do Paris Saint-Germain, que terminou com a vitória gaulesa por 2-1.
Acabado de chegar do Vitória da Baía, que havia ajudado a subir à Série B do campeonato brasileiro, o defesa central entrou para substituir Luisão (que saiu lesionado) e foi fazer dupla com Anderson. Nervoso, nem tudo lhe saiu bem, sendo que foi já com ele em campo que o PSG deu a volta ao marcador (o Benfica esteve a ganhar por 1-0), mas essa data acabou por ser bastante importante para o internacional brasileiro, pois foi o primeiro passo de um longo percurso que o levou a transformar-se no 'Xerife' da defesa encarnada.

Da terceira divisão do Brasil aos grandes palcos do futebol europeu
David Luiz Moreira Marinho, nasceu a 22 de Abril de 1987 e iniciou-se nas camadas jovens do Vitória da Baía aos catorze anos. Rapidamente, conquistou a 'torcida' do Vitória, pois demonstrava grande regularidade e qualidade técnica, assumindo-se como a grande promessa do clube de Salvador.
Em 2005, com apenas 18 anos, David Luiz começou a ser presença assídua na equipa sénior do 'Leão da Barra'. Demonstrando ser um jogador completo e bastante evoluído tecnicamente para um defesa central, ajudou o Vitória da Baía, em 2006, a subir à Série B do futebol brasileiro, que é como quem diz, a segunda divisão.
Terminada a época de 2006 no Brasil, o defesa canarinho preparava-se para iniciar a temporada seguinte no clube de Salvador, quando surgiu um convite do Benfica para que fosse o substituto de Ricardo Rocha (na altura, contratado pelo Tottenham). Assim, a 31 de Janeiro de 2007, David Luiz ingressou nos encarnados.
Nessa altura, os adeptos encarnados torceram o nariz, tanto por ser um jogador muito jovem e completamente desconhecido, como, inclusivamente, por vir de um clube que acabava de disputar a Série C do campeonato brasileiro. Para piorar essa impressão, a estreia, acabou por ser dura para o jovem jogador, pois, após uma temporada a jogar na terceira divisão do Brasil, viu-se num Parque dos Príncipes cheio, num duelo importantíssimo da Taça UEFA. Nervoso, acabou por não fazer uma grande exibição, não evitando a derrota encarnada com o PSG (1-2).
Contudo, com o tempo, David Luiz foi-se adaptando à nova realidade e assumiu-se como um jogador de grande qualidade. Rápido, evoluído tecnicamente e com boa noção posicional, terminou a temporada de 2006/07 a titular e a conquistar a confiança dos adeptos.

Lesão grave e uma época fora de posição travaram crescimento
Quando se esperava que a época de 2007/08 fosse de afirmação para o jovem defesa central, David Luiz acabou por ficar praticamente toda a temporada fora dos relvados (apenas fez oito jogos) devido a uma grave lesão no pé.
Ainda assim, o internacional brasileiro recuperou a tempo de iniciar a época de 2008/09 ao serviço dos encarnados. No entanto, nessa temporada, o óbice ao seu crescimento não passou pelo calvário das lesões, mas, ao invés, pela insistência de Quique Flores em colocá-lo, na maior parte das vezes, a defesa esquerdo, uma posição onde o jogador cumpre, mas fica longe de deslumbrar.

Jorge Jesus foi fundamental na criação do 'Xerife'
Na temporada 2009/10, com a chegada de Jorge Jesus às águias, David Luiz voltou a ser colocado na sua posição de origem (defesa central) e passou a ter lugar cativo, no centro da defesa, ao lado de Luisão. Com a ajuda de Javi Garcia, os dois centrais brasileiros formaram um bloco sólido no sector recuado.
Durante toda a caminhada do Benfica nessa temporada, foi notória a evolução de David Luiz, que demonstrava ser um central completo, pois além de ser seguríssimo a defender, era bastante importante na forma como subia com a bola controlada e lançava, várias vezes, o ataque. Depois, a perfeita conexão que revelava com Luisão era sinal do trabalho do treinador encarnado que ajudou o jovem canarinho a desenvolver uma enorme inteligência táctica que o levava a parecer estar sempre em todo o lado, preparado para resolver todos os problemas que os adversários lhe apresentavam.
O internacional brasileiro assumiu-se, também, como um autêntico líder em campo, o que lhe valeu a alcunha de "Xerife" da defesa do Benfica.

Um central de classe mundial que, por vezes, peca por excesso de confiança
David Luiz é muito mais do que o tradicional defesa central, antes quebrar do que torcer, que, por vezes, associamos à posição. Rápido e quase insuperável nos lances junto à relva, o internacional canarinho também é forte no ar e tem um posicionamento táctico muito inteligente. A sua velocidade e inteligência táctica, permite, por exemplo, que as equipas onde joga actuem tranquilamente com a defesa subida, permitindo uma pressão alta mais efectiva e, quando em forma, um sufoco do adversário.
Ofensivamente, David Luiz é, também, um jogador muito forte, pois além de rápido é muito bom tecnicamente, o que lhe permite subir com a bola controlada e, tanto com passes de ruptura como iniciativas individuais, criar desequilíbrios nos últimos redutos contrários.
Ainda assim, essa qualidade ofensiva torna-se, muitas vezes, no principal calcanhar de Aquíles do defesa central do Benfica, que, por vezes, abusa das iniciativas individuais, perdendo a bola em zonas proibidas e permitindo que os adversários lancem contra-ataques fatais.
Para além disso, David Luiz parece, esta temporada, revelar uma menor intensidade competitiva, parecendo algumas vezes alheado do jogo, situação que não acontecia na época passada.

Quebra de forma não arrefeceu interesse dos tubarões do futebol europeu
Apesar do defesa do Benfica não estar a apresentar-se ao nível da época transacta, a sua cotação continua elevadíssima, com o jogador encarnado a assumir-se como um habitual convocado da selecção canarinha e a merecer o interesse de grandes clubes europeus.
Neste momento, fala-se que os londrinos do Chelsea estão preparados para pagar 29,5 milhões de euros pelo concurso de David Luiz, já em Janeiro, para suprimir a lesão de John Terry e, ainda que o Benfica afirme que não o vai vender na próxima reabertura de mercado, percebe-se que o internacional brasileiro não permanecerá muito mais tempo na Luz.
A jogar a defesa central, concentrado e com os índices competitivos no máximo, David Luiz é um dos melhores jogadores do futebol mundial e merece palcos mais grandiosos do que os relvados da Liga Portuguesa.

Fonte: Academia de Talentos

1 comentário:

  1. Eu ainda não entendo porque fala-se tanto na queda de rendimento do David nesta temporada, pois pra mim, 70% dos jogadores do Benfica estão um pouco abaixo de rendimento referente à temporada anterior e como ninguém joga sozinho...mas futebol é isso aí... tenho achado o máximo o David na seleção, ele tem jogado muito bem!

    ResponderEliminar