quinta-feira, 25 de junho de 2015

Filho de Bellini compara estilo do capitão em 58 ao de David Luiz

O zagueiro David Luiz pode até não ter obtido êxito em sua primeira Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira, mas ganhou um elogio enorme. Filho do falecido beque Bellini, Júnior comparou o estilo do atleta do PSG com o de seu pai, capitão da primeira formação campeã mundial do Brasil, em 1958.

"É difícil comparar, são épocas distintas. Mas alguns deles, principalmente o David Luiz, guardam uma semelhança em termos de estilo", começou, em entrevista à Gazeta Esportiva.Net , durante o evento de lançamento do livro "Bellini: o primeiro capitão campeão", assinado por Giselda, viúva do primeiro brasileiro a erguer a taça Jules Rimet.

"O Thiago Silva já é mais clássico, mais técnico. O David Luiz é mais garra, mais coração. Tem uma liderança mais acentuada, se parece com o meu pai nesse sentido. O estilo é bem semelhante", ponderou Bellini Júnior. Vale destacar, no entanto, que David Luiz perdeu espaço na nova Seleção de Dunga para Miranda, que recebeu a faixa de capitão após o anúncio da suspensão de Neymar.Além do filho do ex-capitão, outro velho conhecido de Bellini teceu elogios ao companheiro: o volante Dino Sani, também campeão em 1958 e vencedor da Liga dos Campeões da Europa pelo Milan em 1963 - então conhecida como Taça dos Campeões Europeus.

"O Bellini sempre foi um jogador de muita vontade, muita força. Era um líder dentro de campo, comandava os jogos de forma muito dura, muito firme. Era uma grande referência, não há dúvida. A Copa de 58 teria sido muito mais difícil sem ele, mesmo que a Seleção fosse muito boa", exaltou Dino.

Infelizmente, contudo, Bellini não tomou conhecimento da realização da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Tampouco do título da Copa das Confederações, conquistado um ano antes sobre a Espanha.

"Em 2013, ele não tinha mais condição de acompanhar. Já não falava mais, estava bem debilitado. Estava lá conosco de corpo presente, mas não tinha noção do que estava acontecendo. A escolha do Brasil como sede em 2014 ainda é muito recente, ele já estava na fase final. Infelizmente, não tomou conhecimento do Mundial no nosso país", revelou Bellini Júnior.Responsável por inventar o famoso gesto de erguer a taça Jules Rimet acima da cabeça, que seria posteriormente adotado em todos os esportes, Bellini faleceu em 20 de março de 2014. O ex-capitão já sofria com o mal de Alzheimer desde três anos antes, mas o que provocou o seu falecimento foi a recém-descoberta encefalopatia traumática crônica, mais conhecida como "síndrome do pugilista". A doença neurodegenerativa acomete, principalmente, atletas de esportes de contato, como os futebolistas e pugilistas.

"Basicamente, os efeitos são muito parecidos. Você tem a perda de memória, principalmente a memória mais imediata, e depois vai evoluindo até atingir a longa, chegando a um ponto em que você não se lembra de mais nada. A partir daí, o grau de demência só vai aumentando", explicou o filho.

"No caso da síndrome, essa demência acaba ocorrendo em função das lesões no cérebro causadas pelas pancadas na cabeça. Como o meu pai era atleta e usava muito o cabeceio, eles começaram a associar que poderia ser isso. É provável que a síndrome também tenha atingido outros que já se foram e não tiveram a oportunidade de passar por esse exame, não tinham a informação", concluiu Bellini Júnior.

in Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário