sábado, 10 de dezembro de 2011

Xodó do Chelsea, David Luiz muda ingleses e conquista Londres

Carisma e futebol fazem com que brasileiro vire atração em Stamford Bridge. Em campo, porém, o tom muda e até Terry recebe dura


Há quem diga que os ingleses são frios e recatados. Algo que a fisionomia quase inexpressiva e o trato formal pelas ruas de Londres praticamente transformam em regra. Entretanto, se há um lugar onde eles aproveitam para ser exceção, é o Stamford Bridge. E um brasileiro é responsável por isso: David Luiz. No estádio do Chelsea, o zagueiro quebra barreiras e é capaz de transformar até mesmo um típico lorde britânico em um afetuoso e cabeludo torcedor. Culpa da “David Luiz mania”.
Em um elenco com nomes como Fernando Torres, Drogba,Terry, Lampard e Peter Cech, o camisa 4 é, de longe, o mais carismático dos Blues. E não é preciso muito para chegar a essa conclusão, basta uma visita ao estádio em dia de jogo. Nas paredes, cartazes o colocam como protagonista da campanha de Natal do clube.
Na loja oficial, a peruca com seu cabelo extravagante é item bem vendido (cerca de R$ 10) e proliferado pelas arquibancadas - similar ao que acontece com o ala-pivô Anderson Varejão, que defende o Cleveland Cavaliers, da NBA, e até já foi homenageado com uma "Wig Night" ("Noite das perucas", em português), na qual os fãs de basquete puderam ostentar sua igualmente famosa cabeleira.
E na escalação oficial, David é o único que tem apenas metade do nome anunciado pelo narrador para que os fãs completem em uma só voz: “Luiz”. Carinho conquistado em menos de um ano de clube, mas que o brasileiro garante: é recíproco.
- Venho fazendo meu trabalho preocupado em ajudar a equipe. O reconhecimento vem com o tempo e de acordo com o que eu faço em campo. Fico feliz pelo carinho que tenho da torcida, pelo apoio do clube. É algo que deixa qualquer jogador contente e tranquilo. Sou muito feliz aqui. É recíproco.

Mas não foram somente o futebol e o cabelo que fizeram com que David Luiz conquistasse o coração dos torcedores azuis. Com a bola nos pés, por sinal, alguns jornalistas até o questionam e o consideram “afobado demais em algumas situações”. A postura expansiva e de liderança, porém, garante a ele um carisma capaz de ofuscar qualquer falha.
- O brasileiro tem uma alegria dentro de si. Eu sou assim. Sou um cara que agradece todos os dias a Deus por pode fazer o que ama, por ter a oportunidade de colocar um sorriso no rosto das pessoas, por poder mudar um dia ou até mesmo uma vida com um gesto. Sou eternamente grato por isso.

Dura no capitão Terry e papel de líder

O GLOBOESPORTE.COM acompanhou todos os passos de David Luiz na vitória por 3 a 0 do Chelsea sobre o Valencia, terça-feira, em Stamford Bridge, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Como de costume, o zagueiro fez questão de cumprimentar cada companheiro, já dentro de campo, antes do apito inicial. Sobrou ainda tempo para orientações e gritos motivacionais.
Com a bola rolando, o papel de líder também era evidente. E nem mesmo o capitão e companheiro de zaga John Terry, seis anos mais velho e um dos maiores ídolos da história do Chelsea, escapou das duras do brasileiro após um vacilo.
- Aqui dentro, temos total liberdade para opinar, para falar. Por isso, até mesmo há isso de dar dura. Todos em campo buscam a mesma coisa. O Chelsea não vivia um momento bom e agora já não falam disso. É fruto dessa postura, dessa confiança.


Apesar da pouca idade, 24 anos, David Luiz garantiu ter noção do que representa para o elenco comandado por André Villas-Boas.
- Todos temos autonomia dentro do grupo. Jogo no Chelsea, sou titular. Então, sei da minha responsabilidade, sei o que represento não só para o clube como para o futebol mundial. Tenho que dar valor a isso e provar que posso ser visto assim.
Zagueiro rígido em campo, mas brincalhão e extravagante fora dele. Copiado por crianças, idosos, homens e mulheres nas arquibancadas de Stamford Bridge, David Luiz é destaque com a bola nos pés e como líder, mas nada é capaz de superar longos e despenteados cachos. Marca registrada assumida com prazer e que alerta o brasileiro para as responsabilidades de um ídolo.
David Luiz na campanha de Natal do Chelsea, na revista do clube e em cartazes por Stamford Bridge
- É um cabelo diferente. Ruim para caramba e eles gostam (risos). As pessoas nos têm como ídolo, como espelho, e isso faz com que eu me lembre muito dessas coisas no meu dia a dia, nas minhas atitudes. O jogador de futebol é espelho para a sociedade, principalmente para os jovens. É sempre importante lembrar isso e também dar outros exemplos, como o valor da família, do amor aos nossos pais... Tentam me copiar no cabelo, é o que é mais fácil de ser visto, até pelas perucas, mas sei que essas mesmas pessoas buscam um exemplo de vida. Tento transmitir isso.

Cabeludo até ficar careca

Já nos bastidores, o corte de cabelo peculiar faz com que o zagueiro sofra com as provocações dos colegas.
- O pessoal brinca todo dia. Eu também gosto de encher o saco de todo mundo. Eles falam que vão me amarrar para cortar o cabelo (risos). Mas é só brincadeira. Essa é uma alegria que tem que existir.
Nada, porém, fará com que David coloque um ponto final nos cachos. A não ser a genética.
- Não vou cortar porque um dia vai cair. Até porque, meu pai é careca. Então, deixa assim (risos). Depois que cair, não tem como colar de novo. Vou aproveitar enquanto eu tenho cabelo.



Mais bonito que Neymar e os ‘ugly’ do Chelsea

Febre na Inglaterra, com suas perucas, o camisa 4 do Chelsea comparou seu estilo com o de Neymar, que dita moda com o moicano no Brasil, e provocou:
- Eu sou mais bonito que o Neymar, o meu cabelo é mais bonito que o dele. Ele só faz mais gol que eu (risos). Só isso.
Completamente desfeito do papel de durão que desempenhou em campo, David falou também sobre as brincadeiras nos bastidores do Chelsea, mas não revelou os apelidos dos companheiros.
- (Risos) Não, não. Não posso revelar isso, não (risos). Mas chamo a maioria deles de feio. Todos são feios para caramba. São os “ugly”.
“Ugly” ou não, a visita a Stamford Bridge não deixa dúvidas: David Luiz está bem na foto vestindo azul.

Fonte: Globo Esporte

Sem comentários:

Enviar um comentário