quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

David Luiz: Deslizes que preocupam?

É complicado ter de apontar como um jogador de futebol pode cair de produção dentro do mesmo ano. Pois foi o que aconteceu com David Luiz. O zagueiro rapidamente se tornou um dos favoritos do torcida do Chelsea na reta final da temporada passada, mas não vem tendo a mesma sorte ao final do ano.

Goal.com lembra como foi 2011 para o defensor brasileiro.

"Ele é muito rápido, se antecipa bem e tem qualidades técnicas fantásticas. Não se vê muito disso nos defensores. Acho que ele está se desenvolvendo, e se tornará um dos melhores zagueiros do mundo."
- André Villas-Boas


Chegada e alegrias

Com grande senso tático e técnica, David Luiz não tardou a figurar entre os onze titulares do então técnico Carlo Ancelotti, respondendo muito bem nessa ocasião. Ao marcar nos compromissos do Chelsea contra Manchester City e United, o brasileiro rapidamente caiu nas graças da torcida, fechando a temporada em alta com uma convocação para a Seleção de Mano Menezes que disputaria a Copa América.

Um reinício não tão bom

Mal o treinador André Villas-Boas havia chegado em Londres, e David já teria problemas com lesão. Seu joelho acabou o tirando dos gramados durante todo o mês de agosto. Na volta, custou a pegar ritmo de jogo, e acabou sendo preterido por Ivanovic. Quando enfim recebeu chances, acabou falhando e contribuindo negativamente para os Blues. O melhor exemplo é o pênalti que decretou a derrota para o Queens Park Rangers, em outubro.
Enquanto isso, o jogador vinha sendo convocado por Mano Menezes, alçado à condição de titular após o fracasso da Seleção na Copa América. Em uma equipe que deixava e muito a desejar, principalmente no aspecto coletivo, David continuou apresentando atuações inseguras, muitas delas desastrosas, como o gol contra marcado contra o México.

David, Seleção e futuro

A renovação da 'cara' da Canarinho é inevitável a esta altura. Mano Menezes já tem bem claro que David Luiz fará dupla com Thiago Silva na retaguarda da Seleção. A grande questão é: qual David que devemos esperar para 2012?Parece irônico, mas as qualidades do zagueiro acabaram se tornando seus pontos fracos. O senso de antecipação e a velocidade deram lugar à afobação, já que David Luiz tem sido bastante criticado por faltas e pênaltis considerados 'bobos' no Chelsea. Isso fica claro na decisão de Villas-Boas em dar mais oportunidades a Ivanovic, por exemplo, fazendo com que o brasileiro demore não só a voltar à boa fase, mas também a compreender as táticas do português.
Mesmo assim, nem tudo se resume a críticas. Vale lembrar que David não esteve em campo durante as duas derrotas mais significativas da temporada, ou seja, os 5 a 3 para o Arsenal e 3 a 1 para o United. Se não pretende usar o brasileiro na defesa, Villas-Boas deveria considerar usá-lo na proteção à frente da área, hoje um setor vulnerável da equipe londrina.


"As pessoas têm falado que cometo 'erros malucos', mas tenho a cabeça forte; sou um cara forte, e esse tipo de comentário não me afeta."
- David Luiz

Tudo isso não significa, contudo, que o jogador deva ser descartado da Seleção. David é sim, como muitos apontam, um dos zagueiros mais promissores do futebol mundial, e precisar ser incentivado. Se até Lúcio já foi contestado, por que com o jovem de 24 anos deveria ser diferente?

Fonte: Goal.com

3 comentários:

  1. Tudo balela...

    David é o melhor jogador daquele time apático do Chelsea, e como sempre os melhores são sempre os mais contestados, pq não vão pegar no pé do Terry que tá parecendo cego no meio do tiroteio ou no garoto de 50 milhões de dólares lá... eu hein...¬¬

    ResponderEliminar
  2. Enfim. O que eu gostava que ele saísse do Chelsea!

    ResponderEliminar
  3. Acho que e só questão de tempo mesmo pra ele se aperfeiçoar ae campeonato inglês, e as criticas sempre pegam mais nos melhores. ^^

    ResponderEliminar