segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mascotes ganham apelidos: Pokémon tropical e David Luiz



O Rio de Janeiro dos Jogos Olímpicos é a cidade das belezas naturais e também das favelas. E esses dois cenários foram escolhidos para a apresentação dos dois mascotes da Olimpíada de 2016. Primeiro a Praia de Copacabana, e nesta segunda o Morro dos Prazeres, cenário de fundo do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, local escolhido para que as mascotes fossem apresentadas, depois de terem sido reveladas na noite de domingo pela Rede Globo.
Os nomes dos mascotes vão ser escolhidos por votação popular até o dia 14 de dezembro. Os nomes são Eba e Oba, Tiba Tuque e Esquindim e Vinicius e Tom. O resultado também será divulgado na Globo. "Nossa escolha foi feita pelas crianças", disse a diretora de marca dos Jogos, Beth Lula. Foi feito uma pesquisa com crianças entre seis e 12 anos e dos três finalistas sobraram apenas dois para que a comissão pudesse escolher os finalistas. "E a escolha foi por unanimidade", afirmou. 

“Tenho certeza que a mascote vai mexer com o Brasil inteiro”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman. 

Os bonecos mesmo sem nome começam a ser vendidos essa semana na loja online dos Jogos e devem ganhar várias formas e produtos até 2016, inclusive desenho animado. "Estamos em busca de parceiros para que isso possa acontecer", disse. Luciana Eguti e Paulo Muppet, da agência Birdo, ganhadora do concurso, explicaram alguns detalhes do projeto. “O desafio era atingir a síntese visual dentro de uma série de valores importantes e acho que conseguimos”, disse Luciana. 

Os dois mascotes já estão escolhidos há 15 meses e desde então foi um trabalho à parte manter o segredo dos dois até a divulgação. “Trabalhávamos numa sala com identificação digital, todos os arquivos eram criptografados. No início eram só 40 pessoas, mas depois eram as fábricas de camisetas, das pelúcias, dos cartazes. Foi incrível não ter vazado”, comemora Beth Lula.

Um dos que receberam o desenho e não contou para ninguém foi o prefeito Eduardo Paes. “A escolha foi muito feliz. Só não posso dizer em que nome vou votar, mas quem ganhar vou dizer Eba, Oba", brincou Paes revelando sua preferência. 

Os mascotes nem bem saíram e já ganharam página no Facebook e apelidos. A figura olímpica já ganhou o apelido de "Pokémon tropical", e a paralímpica de David Luiz, por conta da vasta cabeleira de folhas. “David Luiz não sei, mas que vai ser ou Oba, ou Vinicius ou Esquindim”, brincou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

in Terra/Tumblr

Sem comentários:

Enviar um comentário