domingo, 18 de setembro de 2011

8 perguntas e meia a...Sara (Fábio Coentrão)

A Sara aceitou o desafio, e partulhou connosco como é que é ser a administradora Linkdo blog sobre o Fábio Coentrão!
Espero que gostem!



1. Desde quando é que esta 'paixão' pelo Fábio Coentrão existe? Quando é que começaste a perceber que ele tinha qualquer coisa de especial?
Não sei precisar o dia nem o mês, mas foi quando veio para o Benfica, em 2007. Como gosto muito de futebol, e não vejo só Benfica, costumava vê-lo no Rio Ave, na altura falava-se do interesse do Sporting e só pensava "Aqui estava um bom jogador para o Benfica", alguém ouviu as minhas preces e veio mesmo para a Luz. Nessa altura não sabia como é que ele era como pessoa, por isso gostava da maneira como jogava, como encarava os jogos, da garra, nunca desistia, tudo o que ainda continua dentro dele e fez com que chegasse onde chegou. Depois, foi-se afirmando e como é óbvio comecei a saber mais sobre ele, dava entrevistas, começou a ser mais conhecido no mundo do futebol. Ao longo do tempo, fiquei cada vez mais orgulhosa dele.


2. O Fábio andou um pouco perdido no mundo do futebol, foi emprestado várias vezes, e sobretudo em Espanha, no Saragoça, não teve uma vida fácil. O que pensas desta fase menos boa e o que achas que levou a esta explosão?
Para ser sincera, não acompanhei o Fábio nessa fase em que jogou no Saragoça nem no Nacional. Mas, acho que a experiência em Espanha foi um abrir de olhos para ele, com 19 anos, alguns jogadores, como foi o caso dele, perdem-se muito nas festas e não têm a consciência do que é jogar num clube diferente, como é o Rio Ave do Saragoça, são dimensões um bocadinho distintas. E por causa disso, ele não fez caso das consequências, queria jogar, mas devido às más acções não jogou, não jogou, logo deve ter aprendido que para ser jogador a sério é preciso ter responsabilidades, não é só chegar aos treinos, aos jogos, jogar, e fazer a vida que fazia antes de entrar no futebol. E notou-se isso, quando rumou ao Nacional, foi um jogador bem diferente, com outra maturidade. Concluindo, estes 2 empréstimos, ao Saragoça e ao Nacional, fez ele ver as coisas como são e não como ele pensava ser, e quando chegou ao Benfica definitivamente, estava um homem e jogador diferente. Temos que errar para aprender. E ele soube agarrar a oportunidade que o Jesus lhe deu, trabalhou e lutou. Conseguiu aquilo que muitos pensavam não conseguir. E a Andreia também ajudou-o imenso.


3. 15, 16 ou 18? Qual o número mais especial para ti?
18, sem dúvida. Sempre que vejo alguma camisola com o nº 18 lembro-me logo do Coentrão, e quando vejo a camisola do Benfica com o 18, é a mesma coisa. Foi um nº que me marcou para sempre. Quando jogo no euromilhões o 18 tem de lá estar xD


4.Qual era a sensação de poderes ver o teu 'ídolo' vestido com a camisola do teu coração?
Não há palavras. Gostava muito de todos os jogadores do plantel mas o Fábio era mais especial. Pude-lo ver a correr, a suar, a chorar, a sorrir, a dar tudo por tudo por aquela camisola, não há mesmo descrição. É uma coisa que se sente, gritar quando ele marca golo, ou dá a marcar, o meu corpo enchia-se de alegria e orgulho, não há palavras para descrever aquilo que sentia quando jogava pelo Benfica. E a sensação é ainda mais indescritível quando se vai ao estádio.


5. Sei por experiência própria, que não é nada fácil ver um jogador tão querido para nós, sair do nosso clube. O que sentiste no momento em que foi confirmada a sua transferência para o Real? Como encaraste as suas declarações menos felizes antes de ele sair do Benfica?
Vou começar pelas declarações. Eu, como todos os adeptos, não fiquei nada contente. Podia estar a ser sincero, mas caiu mal em todos nós. Todos os jogadores ambicionam chegar o mais longe possível, e toda a gente sabia, na época passada, que ele não ia ficar por ali, mais cedo ou mais tarde ia para um RM ou um Barcelona, ou um Manchester. No entanto, acho que o melhor que ele devia ter feito era ter estado calado, porque ao mesmo tempo, borrou a pintura, foi um dos melhores, senão o melhor da época passada e se não tivesse dito nada, saía como saiu o Di María, o Ramires e o David Luiz, pela porta grande, e por causa das declarações, saiu pela porta média quase pequena. Não fiquei chateada por causa disso, mas que podia ter estado melhor, ai isso podia.
Quanto à transferência, foi um óptimo negócio para o Benfica. Não fiquei surpreendida, era inevitável, o RM a fazer pressão como estava a fazer e o próprio Fábio também, só podia dar a transferência para Espanha. Eu ainda mantinha uma réstia de esperança, dizia para mim que o Benfica conseguia segurá-lo, mas havia outra parte que dizia que ele ia, e que não havia volta a dar. No último jogo que ele fez, na Luz, não consegui conter as lágrimas, por mais que soubesse que ele ia para Madrid, é sempre emocionante um jogador tão querido para nós despedir-se dos adeptos como fez.
Ficaria mais surpreendida se à última da hora ele fosse para o Bayern por exemplo. Fiquei triste, como todos os fãs dele, mas foi o melhor para toda a gente, infelizmente, Portugal é cada vez mais uma ponte para a Europa, onde os jogadores 'formam-se' e os 'tubarões' levam-nos. Jogar no Benfica, é um grande passo, mas sabemos que jogar no Barcelona, no M.U ou num Chelsea, é um passo ainda maior. Se o futebol fosse só amor, tenho a certeza que muitos jogadores que marcaram o Benfica ainda estariam cá. E é um enorme orgulho ver o Fábio jogar no Real Madrid, é um grande clube para um grande jogador.

6.Achas que os adeptos mudaram de opinião, ou seja, ficaram com uma má imagem dele, devido a essas mesmas declarações?
Há adeptos e adeptos. Há muitos que não percebem a ida dele para Madrid, há outros que aceitam mas já um bocadinho contrariados, e há outros que aceitam naturalmente. Mas sim, acho que houve algumas pessoas que ficaram decepcionadas com o que disse. Notei isso na página do Facebook, havia adeptos que o insultavam e diziam mal. Agora, os verdadeiros, esses apoiam-no sempre para onde quer que ele vá.


7. Agora que ele está no Real Madrid e tem feito bastante sucesso apesar de ainda ter pouco tempo de casa, achas que está a ser mal aproveitado por não estar a ser utilizado como lateral esquerdo?
Sim, claramente, quem tem visto os jogos, tem notado um rendimento inferior ao que ele tinha na ala. O Fábio é um jogador que faz qualquer posição e fá-la bem, mas bem não é muito bem, e o facto é que é bom no meio campo mas é muito bom na ala. Por um lado percebo o Mourinho, o Marcelo é um enorme jogador, um dos melhores laterais, ninguém duvida disso mas o Fábio bem que podia jogar de vez em quando na ala, à frente ou a trás, cabe ao treinador decidir isso.


8. O blog que criaste, já é um dos mais famosos, senão o mais famoso sobre o Fábio. É complicado para ti manteres tudo em dia? O facto de ser uma língua diferente da nossa, apesar de parecida, complica muito o teu trabalho? Tens de gerir bem o teu tempo para manteres o blog, ou nem por isso?
Nas férias não é complicado, tenho tempo que chegue e sobre. Agora, na altura das aulas o cenário complica-se, a minha vida não é só o blog, tenho que estudar, fazer trabalhos, divertir-me, coisas de adolescentes. A língua, ao inicio pensei que fosse mais complicada, que teria que usar o google tradutor toda a vez que houvesse uma notícia em espanhol, mas tenho me saído bem, acho eu. E tive sorte em ele ir para o RM, onde há muitos portugueses, e há imensas notícias em português, senão estava feita ao bife xD. Quando estou em aulas, se tiver tempo, costumo actualizar de manhã, e à noite, ou só à noite.

9. Imaginas-te daqui a uns 5 anos e ainda com o blog?
Daqui a 5 anos, se Deus quiser, estou na faculdade. Gostaria imenso continuar o blog, porque adoro, entretenho-me um bocado quando não há nada para fazer. Daqui a 5 anos, espero estar ainda com o blog, e ter tempo para conciliar tudo, se não, entrego-o a outra pessoa, porque parece que não mas apagar um blog com 2 ou 3 anos é triste, ver todo o trabalho que tivemos em pesquisar, encontrar fotos, traduzir, ir por água abaixo não é uma boa sensação.

Sem comentários:

Enviar um comentário