quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Entrevista de David Luiz para o jornal Le Parisien


David Luiz: “Eu sempre quis tocar o coração das pessoas”

Conhecemos o David Luiz, zagueiro brasileiro, que chegou neste verão a Paris. Uma personagem cativante.


David Luiz: “Eu amo o contato humano. Todo mundo tem algo a ensinar.”

Sorrindo, com o seu cabelo preso por uma larga faixa na cabeça, seus olhos são identificam-no. Retornando de Caen esta noite, poucas horas de sono para David Luiz. Ele não hesitou em nos dar a entrevista com uma duração de trinta minutos.

Transferiu-se este verão para Paris, por € 50 milhões, brasileiro de 27 anos não escapa do assunto. Em sua língua nativa, português, ele olha para trás em que a sua Copa do Mundo falhou. O trauma ainda é palpável. Para virar a página, ele mostra altas ambições junto ao PSG, convencido de que podem ganhar a Liga dos Campeões nesta temporada. Especialmente aquele que gostaria de se tornar um professor de matemática, se não tivesse “vingado” no futebol não hesita em revelar sua história.

E por trás do zagueiro, ele é um homem com um grande coração que será descoberto.


> PSG e a Liga dos Campeões 

PSG enfrenta problemas nesta temporada. Você acha realmente serem capazes de vencerem o Barcelona?
David Luiz: Esta é uma das razões que me levaram a assinar ( o contrato ) com o Paris. O clube quer vencer todas as competições que concorre, a cada jogo. Incluindo esta ( Champions League ). Ainda precisamos melhorar o nosso desempenho e progredir. Mas ainda estamos invictos e temos uma mentalidade brilhante e grandes jogadores. Vai ser um jogo diferente, um grande duelo que cada um de nós vai querer jogar.

Você vai desafiar Neymar que você conhece bem, e Messi. Como vai se defender contra dois dos melhores jogadores do mundo?
David Luiz: É um enorme prazer enfrentar essas grandes estrelas, e proporcionar esses jogos. E para nós jogadores é também um prazer viver esses momentos. Mas não é apenas Messi e Neymar, os outros podem fazer a diferença a qualquer momento. Nós teremos que ter um plano de jogo inteligente e manter um alto nível.

Você já ganhou a Liga dos Campeões com o Chelsea. O PSG faz o perfil de vencedor?
David Luiz: Hoje, o PSG chegou a um nível tal que se tornou um dos times que podem competir para conquistar o título. Se você sonha é porque sabemos que podemos pode realizá-lo mas existem alguns fatores que podem afetar a nossa jornada. Não blindar os passos e já pensar além da fase de grupos pode afetar.

Nos últimos anos, Barcelona queria ter você em sua equipe. Por que você escolheu Paris?
David Luiz: O PSG é a equipe que demonstrou maior interesse. E além disso é o clube do futuro, o projeto é ambicioso. O Thiago Silva e outros amigos brasileiros também me falaram sobre o bom ambiente. Em meu coração eu imediatamente senti que era este o lugar onde eu precisava estar.

Você custou € 50 milhões. Como você se sente em relação a esse montante?
David Luiz: As pessoas que me conhecem sabem que eu não gosto de falar sobre isso. Mas eu estou ciente do quanto eu custei. Eu tenho que responder a isso em campo, com um desempenho satisfatório. Hoje, fisicamente eu estou apenas com 60-70% da minha capacidade. Ainda estou me curando da dor no joelho, tenho e estou me tratando fazendo fisioterapia para estar em um nível mais elevado.

Você é muito religioso. Mas então em relação a essa quantidade ( valor de 50 milhões recebidos da transferência ), ainda é possível acreditar que todos os homens são iguais?
David Luiz: Eu não tenho poder sobre o mercado de transferências, o futebol é assim … Mas eu tenho certeza que podemos melhorar muito a nossa atitude. Eu cresci em uma família em que, mesmo quando não havia quase nada nós compartilhávamos. Não é só o dinheiro que ajuda as pessoas, mas também é dizer Olá, é “dar” uma mão, é dar uma palavra de conforto, se preocupar com o outro. Nós podemos fazer a diferença na vida das pessoas, se elas se mostrarem disponíveis.

> Sua vida em Paris, suas paixões

O que você fez ou visitou em Paris desde a sua chegada?
David Luiz: Eu já conhecia a cidade muito bem. Quando cheguei à Europa, Benfica (2007), rapidamente vim a Paris. Eu não sei por que, mas todos os brasileiros sonham. Quando falamos ( de Paris ), é “Uau”, Paris é grande. “Eu já tinha visto a Disney, a Torre Eiffel, o Louvre. Desde que cheguei, estou mais focado no meu trabalho e em busca da minha casa. Eu ainda não encontrei. Estou no hotel. Esta tarde (quinta-feira, 25.09.24), eu tenho três casas para visitar.

Você prefere viver em Paris ou perto de Camp des Loges?
David Luiz: Eu visito tudo. O importante é a atmosfera que a casa emite. Quando eu visito um lugar, eu imediatamente digo, “ ah, vai ser aqui eu vou passar um tempo maravilhoso “. É por isso que eu deixei um tempo para encontrar.

Você está solteiro?
 David Luiz: Não, eu tenho uma namorada. De fato, fico muito tempo sem vê-la. Ela é portuguesa. Mas estamos felizes.

Quais são suas paixões?
David Luiz: Minha família, meus amigos (ele pensa) … as pessoas em geral. Eu amo o contato humano. Todo mundo tem algo a ensinar-lhe. Caso contrário, eu adoro ficar sozinho em casa. Eu gosto de outros esportes também, como basquete, tênis, judô ou surf. Eu depois eu amo comer. Descobri culinária francesa, e devo dizer que é um deleite!

Parece que você tem uma verdadeira coleção de pipas…
David Luiz: Ah sim, eu amo … Quando meus amigos me chamavam para jogar futebol, eu dizia, “Não, não, vamos soltar pipa. “

Em Londres, você tinha convertido uma sala inteira com jogos de arcade. Você pretende fazer o mesmo em sua futura casa?
David Luiz: Ah a minha sala de jogos, no primeiro mês eu já estava jogando. Mas eventualmente e principalmente é um lugar para manter os filhos dos meus amigos. Pelo menos desta forma, os pais não tem que ficar se perguntando se os filhos ficarão entediados. E eu vou tentar fazer aqui de novo.


> O Mundial

Vamos falar agora da Copa do Mundo, um momento difícil para você … ( ele nos corta ..)
David Luiz:  É passado, ficou no passado para nós. Todos nós pensamos muito sobre isso. Era o nosso sonho ganhar a Copa do Mundo. Mas este sonho de ser campeão do mundo não está terminado, foi adiada. Espero ser campeão dentro de quatro anos. Vou trabalhar muito nesse sentido.

Na semi-final contra a Alemanha (7-1), que passou em sua cabeça quando você viu tudo aquilo?
David Luiz: (Suspiros) Era o apagão (buraco negro) no total. Até hoje, ninguém pode explicar o que aconteceu. Em dez minutos, leva quatro gols e vemos o nosso sonho  voar. Às vezes, em jogos em que perdemos por 1-0, sofremos muito mais. Aqui, nós nem sequer tivemos tempo para sofrer. Isso foi um “boom”, e foi isso. Foi uma lição, o aprendizado. Foi um dia triste para todos os brasileiros e para todo o futebol. Ninguém esperava isso. Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes.

Como você se sentiu sobre as horas e os dias que se seguiram?
David Luiz: Eu estive pensativo. Tentei entender como, por que. Eu não estava feliz, é claro. Ainda tivemos um jogo para jogar. Nós tentamos colocar toda a nossa energia para este jogo, mas não foi o suficiente, infelizmente. Foi uma lição de vida para todos nós para aprender a crescer e amadurecer. Depois disso, eu fui passar férias com a minha família. Fazia quatro anos que eu não era capaz de passar vários dias com eles. Tentei esquecer um pouco, embora isso realmente não acontecesse. Mas eu não queria tentar me isolar. Eu nunca fugi do contato com os brasileiros.

Você teve medo da reação deles?
David Luiz: Você tem que ser humilde em todos os momentos, nos bons e nos ruins. É muito fácil querer se mostrar quando tudo está bem, quando tudo é bom e então ser tratado como celebridade. Mas também é importante assumir, estar disponível quando algo dá errado. Eu escolhi ser um jogador de futebol, ser uma pessoa que um dia poderia se tornar um exemplo para todos. Eu sempre fui uma pessoa aberta. E continuei a ser depois disso( acontecimento 7-1 da copa ). Eu sabia que podia ouvir críticas, mas alguns também me apoiaram. Eu respeitava as opiniões das pessoas.


> Sua personalidade

Gosta de rir, brincar, se divertir. De onde vem esta alegria de viver?
David Luiz: Isso já é uma forma de agradecer a Deus pela vida que tenho. Há muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis. Eu tenho a minha saúde, uma família, uma profissão que eu amo e eu trabalho em um dos melhores clubes do mundo. Como eu poderia reclamar? Eu tenho tudo para ser feliz! Eu também era assim desde que eu era pequeno. Eu sempre fiz piadas, mesmo na escola, quando eu era o filho de dois professores. É também uma maneira de fazer contato com facilidade, colocar as pessoas à vontade assim elas não tem medo de falar comigo.

Você cresceu em uma das cidades mais perigosas do Brasil, Diadema. Como você conseguiu não se perder?
David Luiz: Eu poderia ter feito as escolhas erradas, drogas ou qualquer outra coisa. Mas a educação que recebi foi de suma importância. Meus pais sempre me ensinaram o bom e o mau caminho, deixando-me a opção de escolher. E aos 14 anos, eu tive um clique. Eu cometi erros, uma conduta que tinha feito minha mãe chorar. Naquela noite, com o meu pai, eu tive uma discussão que foi um ponto de virada. Ele me perguntou se eu queria continuar fazendo isso, ou se era melhor tentar fazer alguma coisa para ajudar a minha família e outros. Eu disse que ele estava certo, eu tive a oportunidade de trazer algo para as pessoas. Eu nasci para mudar a vida de minha família e a de muitas pessoas.

Você se tornou muito popular no Brasil…
David Luiz: Eu só mostro o que eu sou, faço de coração.  Nada é calculado. Não é um personagem, eu sou assim disponível. Eu sempre quis tocar o coração das pessoas.

Você cortará o cabelo um dia?
David Luiz: Eu vou ter, quando eu começar a ficar careca. Imagine que eu já estou perdendo! Meu cabelo tornou-se a minha marca. Mas esse não era o objetivo. Quando cheguei ao Benfica, eu estava com frio. Então eu deixei-os crescer e eu gostei.

Nas fotos, vemos que muitas vezes você faz caretas, mostra a língua. Por quê?
David Luiz: As pessoas adoram, especialmente crianças. Isto lhes permite ter vídeos legais ou fotos. E o meu cabelo é outra maneira de me distinguir. Quando você vê um cara mostrar a língua muitas vezes, já sabe é o David Luiz.

in Le Parisien / Tradução: 23DavidLuiz

3 comentários:

  1. Vc ja conquistou o coração de todos, e dos Parisienses. Ja sabia das suas respostas nessa entrevista! Quem te conhece, sabe quem és.
    PAARAABEENS!!♡♡♡.
    Que vitoria, que jogo foi esse, meu Deus! (PSG X BARÇA).
    Gravei o jogo.Valeu...
    Tem que curtir muito c/ sua equipe, mesmo. Parabéns meu filho (tenho idade pra ser). O meu amor, meu carinho é de mãe, que ama seu filho.
    Aprendi a gostar de futebol desde criança com meu irmão, nos tempos de Pelé, apesar de as pessoas estrararem, mas infelizmente nunca vi um jogo ao vivo.
    Meu grande sonho, é ver o Psg em Paris, desde que jogue e vē-lo pessoalmente, é só um sonho....
    Bjs e muita saudade.
    Ah! Sou de S.Paulo- Interlagos.

    ResponderEliminar
  2. Fiz comentario aqui, sobre esta entrevista do David, .....nao foi publicado. Por quē?

    ResponderEliminar
  3. O David é assim mesmo
    Uma pessoa que toca no coração, emociona mesmo.
    Vocē é realmente lindo, literalmente...
    Cleo de São Paulo Interlagos

    ResponderEliminar