quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

David Luiz: mais que desarmes, carisma que impulsiona ao topo

David Luiz é o único jogador de seleção brasileira incluído no Goal Top Transferências, estudo que aponta os jogadores mais caros da temporada. A presença do camisa 32 do PSG - que pagou 50 milhões de euros em um negócio que pode totalizar até mesmo 115 milhões - mostra principalmente dois pontos: a ratificação do excelente número de brasileiros que jogam bem na defesa, e a importância do carisma no futebol atual.
A história já está ficando batida: se nas décadas anteriores o Brasil era conhecido por fabricar, em larga escala, grandes atacantes e meias de ponta, hoje a especialização recuou para volantes e defensores. E quando José Mourinho dava mostras de que não faria esforço para manter o jogador no Chelsea, o Paris Saint-Germain não pensou duas vezes em gastar uma fortuna para contar com o cabeludo em seu estelar elenco.
Ao fechar com David Luiz, o PSG tinha (e ainda tem!) esperanças de reeditar em campos franceses a parceria que dava certo na Seleção. Afinal de contas, com a camisa parisiense o ex-benfiquista faria dupla com Thiago Silva. Sintonia dentro e fora dos gramados, mas o caminho que era só de luz encontrou um beco escuro na Copa do Mundo. No entanto, mesmo após os 7 a 1 no Mineirão, David Luiz continuava nos braços da maioria do povo brasileiro, ainda que, em campo, foi um dos que mais falhou na incrível derrota para a Alemanha.´
Como isso é possível? Bom, além de ser notavelmente um jogador de habilidade, David Luiz tem uma característica pesada na construção de um ídolo: carisma. Cabelo engraçado, comparações com personagem da franquia “Os Simpsons” e espontaneidade. O zagueiro tem um valor de mercado que não chega a ser atingido de primeira por eventuais falhas defensivas ou arrancadas suicidas ao ataque. E no milionário futebol do ‘show business’ e busca implacável por mais torcedores e mercados, David Luiz é uma personalidade de destaque.
Duvida que boa parte da importância esteja nisso? É só comparar a última temporada do jogador com as de zagueiros como Miranda (que sequer foi à Copa, mas aí é um outro problema), Diego Godín e Mats Hummels, por exemplo. A dupla do Atlético de Madrid não se notabilizou apenas por fazer parte de uma defesa muito bem montada: fizeram gols importantes na conquista do título espanhol. E o defensor do Borussia Dortmund, campeão do mundo pela Alemanha há seis meses, é sonho de consumo de grandes como Bayern, Manchester United e Real Madrid há pelo menos alguns anos.
David Luiz é um excelente jogador, mas, apesar de ser o mais caro, ainda não é o melhor zagueiro central do mundo. No entanto, se você quiser cativar uma torcida, vender camisas, perucas, ter um bom defensor e sentir um frio na barriga a cada vez que ele tentar um drible mais ousado... aí sim ele é o cara certo.

Fonte: Goal

Sem comentários:

Enviar um comentário