quarta-feira, 15 de junho de 2011

Perdemos O Capitão!


Texto Retirado de: http://eternobenfica.blogspot.com/2011/06/o-capitao-o-21.html

«No já longínquo ano de 1994, no dia 13 de Setembro, o Boavista defrontava uns Finlandeses de nome meio esquisito – MyPa 47- para as competições europeias. Na equipa de Manuel José, já na segunda parte, salvo erro, foi lançado um jogador com idade júnior: chamava-se Nuno Ribeiro mas era já conhecido como Nuno Gomes. Ao fim de poucos toques na bola, marcou um golo. Como jovem que eu era, fiquei entusiasmado e comecei a acompanhar mais de perto a carreira do jovem Nuno, que ainda no clube axadrezado viria a fazer uma dupla temível com Jimmy. Enquanto o Nuno se ia impondo no Boavista e no futebol nacional, eu só dizia: espero que venhas parar à Luz.
E estava em de férias, no Brasil, na páscoa de 1997, quando em chamada telefónica com o meu Pai, ele me deu a notícia esperada: “O teu menino já assinou pelo Benfica! É nosso!”. Fiquei feliz! Muito feliz! Acreditava que o Benfica tinha contratado um avançado para muitos anos e, felizmente, acertei.
No verão seguinte, lá estive na Luz a ver o primeiro dia de treinos... Era uma parada de estrelas, um plantel que se tinha reforçado em grande com aquisições de Gamarra, Paulo Nunes, Taument, Scott Minto, Ovchinikov, Sanchez, entre outros, mas eu queria era ver o Nuno. O Nuno na altura era um puto, e como puto de 19/20 anos que tinha chegado ao maior clube português e um dos maiores do mundo tinha aquela mania característica da idade. Não era tão simpático no contacto com os adeptos, mas foi algo que em 2 meses aprendeu. Aliás, já o tinha aprendido, quando a 24 de Agosto desse mesmo Verão se estreou oficialmente de águia ao peito. Foi o início de uma odisseia de 398 jogos de águia ao peito!
O primeiro golo tardava, e tanto tardou que só chegou já a meio da primeira volta num jogo em Braga. Nessa mesma época marcou mais 21 golos, sendo de destacar o poker ao Varzim na Luz, e os 5 apontados ao Leça nesse mesmo jogo. Ainda nessa época marcou um golo assombroso de pé esquerdo diante do Belenenses, talvez dos mais belos que vi na sua carreira. Chegado ao final da época, com ordenados em atraso e uma pressão enorme vinda do norte para concretizar uma transferência que tanto desejavam por Contumil, o Nuno resolveu falar com a direcção do Benfica e, renovou o contrato. Posturas...
As duas épocas que se seguiram, foram na mesma onda: golos, golos, assistências, e mais golos e assistências. Mesmo com uma relação amor-ódio com o Terceiro Anel, como num jogo em 1999 em que passou 53 minutos a ser assobiado por alguns falhanços, mas quando aos 54 marcou o golo da vitória (o jogo ficou 1-0), olhou para o 3º anel e... encolheu os ombros. Era o humilde Nuno, o que ia dando pontos à frente, enquanto Preud’homme, e depois Enke, os tentavam garantir lá atrás.
Até que chegou o Euro 2000. O Euro do Nuno... o Super Nuno! E as liras levaram-nos o nosso Nuno daqui, um Nuno que após assinar um grande contrato com os Viola disse em pleno aeroporto, que por ele tinha ficado, estava muito bem no Benfica. Tão bem que, passados 2 anos, com o passe na mão e muitas ofertas mais vantajosas economicamente, resolveu voltar a casa, à Luz! Foi apresentado aos sócios ao intervalo de um jogo particular com o Grémio. Exultei de alegria! Um dos meus ídolos voltava.
Mas o Nuno voltou diferente. Já não era o matador que havia sido antes, mas continuava a ser um rei nas assistências, e com uma inteligência de jogo muito mais apurada, muito mais jogador de equipa, mais sofredor em campo. Infelizmente também voltou muito mais susceptível a lesões, lesões essas, que ainda foram bastantes, e te impediram de ficar no quadro dos ainda mais notáveis jogadores do Benfica... Mas mesmo na segunda passagem pelo Benfica há momentos que nunca mais na vida esquecerei.... Desde o primeiro golo na história do Estádio da Luz diante do Nacional de Montevideo, à expulsão em Trondheim onde foi das poucas vezes que o insultei, ao golo na Choupana no ano do regresso ao título, os golos no dragão que pude presenciar ao vivo, a apontar orgulhosamente para o escudo de Campeão, o golo em San Siro que meteu a minha câmara de filmar a andar à roda nesse templo do futebol, os golos naquele jogo louco com o Maritimo de 2004/2005, o dia em que o Benfica jogou com 12 no Bessa para ser campeão pois levaste a tua Laurita para a foto do 11 inicial, as lágrimas vertidas no restelo quando mais uma entrada bárbara de atirou para o estaleiro, o golo em Penafiel que foi algo de orgásmico... Tantas alegrias! Muitas mesmo...
Sabes Nuno, tu estás triste porque vais sair da tua casa, onde não quiseste um tacho. Querias ser útil, como nas últimas duas temporadas, apesar das poucas oportunidades, mostraste que podias ser... Mas não te deixaram. Mas também estás feliz, porque és reconhecido por aqueles por quem deste tudo: os adeptos! Nunca fugiste com a cara à luta, sempre deste o peito às balas em defesa dos teus: mandaste calar o pinto fazendo-o o ver que não estava em casa, enfrentaste um presidente, como Capitão, em defesa de um grupo de trabalho, trouxeste um plantel à terra quando comemoravam torneios particulares como se fossem títulos europeus. Tanta coisa haveria por contar!
É por isso que o Benfica te está agradecido, porque o Benfica é o povo, a sua génese popular e toda a sua imensidão de adeptos. São esses que nunca se esquecerão de ti, e que sabem que um dia vais voltar! Sempre disposto a dar o seu melhor, pois sempre foste assim. E porque o bom filho à casa torna, e a casa ali da Avenida General Norton de Matos é a TUA casa.
Obrigado Nuno. »

Agora eu:




É uma enorme pena que o Benfica não tenha renovado com ele, provou que está apto para o futebol. Merecia mais. Merecia mais reconhecimento por tudo aquilo que fez pelo Benfica. É um senhor.
Acima de tudo irá fazer muita falta no balneário!

7 comentários:

  1. Obrigada por teres tido isso em consideração.

    O Nuno é um senhor. Nao merecia que lhe tivessem feito isto, é injusto, é ingratidão pela parte do clube e acima de tudo é triste fazerem isto a um simbolo, a um Benfiquista e a um jogador que vivia aquela camisola como ninguém!
    E agora que simbolo temos?! é assim o futebol portugues.. Cospe-se no prato onde se comeu..

    Força Nuno

    ResponderEliminar
  2. Já já ele vai pra um timr que o respeita como merece...

    ResponderEliminar
  3. Ele merece.
    E não merecia nada disto que o Benfica lhe fez -.-

    ResponderEliminar
  4. O Benfica se livra muito fácil das suas estrelas, uma equipe que tinha tb David, Ramires e Di Maria e os demais, tinha potencial pra ser um Barcelona, um Real Madrid, vende seus jogadores a preço de baba, e os que estão trata desse jeito... lamentável...

    Alguem ainda tem dúvida que com a saída do David no meio de época, pesou mais ainda nos maus resultados? Nem se o Jesus, fosse O Jesus mesmo faria milagre ¬¬

    Só falta o Coentrão e o Cardozo

    ResponderEliminar
  5. O Benfica não tem dinheiro, e precisa de vender os jogadores. Podia era vendê-los de melhor forma :s
    Nós podemos falar o que quisermos sobre o Porto, mas ninguém em Portugal vende os jogadores tão bem como o Pinto da Costa o faz. Aqui não, vai tudo em saldos.
    Há quem diga que o David Luiz, foi "empurrado" pra sair, que por ele ficava.
    O meu pai que é portista, quando viu as últimas declarações dele antes de ir para Londres, disse algo parecido com "coitado do rapaz, nem parece que está contente com a mudança, vê-se mesmo que foi mandado embora."

    O Coentrão vai, e vai ser mal vendido, again, e o Cardozo na minha opinião fica.
    Mas pronto, para o LFV tudo o que vier à rede é peixe :c

    ResponderEliminar
  6. Aí desse jeito fica difícil disputar campeonato pra ganhar...

    Não dá pra saber o que realmente aconteceu, mas acho que cheguei a comentar aqui que qdo o David deu entrevista da despedida, ele estava abatido, não sei se é por causa da despedida, pq podemos dizer que ele fou chutado né? ficou umas semana nesse vai e não vai e depois foi embora quase virando o outro dia, eu achei uma palhaçada e uma falta de respeito com os adeptos e o David ¬¬

    ResponderEliminar
  7. Devia ter sido feita de outra forma. Foi um vai e não vai durante a semana toda.
    Se para os adeptos foi desgastante, imagino pra ele e para as pessoas próximas dele. :c

    ResponderEliminar